• Compartilhar

Mostra de Profissões incentiva alunos

Notícia
24 outubro 2012
Mostra de Profissões incentiva alunos

A Escola Municipal Alberto José Sampaio, integrante do Projeto Bairro Educador no bairro da Pavuna, zona norte do Rio de Janeiro, promoveu no último dia 17, a 1ª Mostra de Profissões para as turmas do 8º e 9º ano. Cerca de 120 estudantes participaram da mostra e tiveram a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre carreiras, salários, requisitos e competências esperadas, com uma equipe diversificada de profissionais de empresas e instituições.

Os estudantes tiveram contato com profissionais da área técnicas, engenheiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros, dentistas, médicos, operadores de tráfego do MetrôRio, atletas, militares, advogados, assistentes sociais, jornalistas e economistas que  responderam as questões dos estudantes. Aliás, é importante destacar que todas as profissões presentes na Feira foram escolhidas pelos próprios estudantes.

Os profissionais dividiram-se em três salas. Na sala 1 encontravam-se os profissionais da área de saúde, na sala 2 os profissionais de área técnica e construção civil e na sala 3 as demais profissões.

Para Carmem Rosane, Bacharel em Letras e gestora de projetos do Bairro Educador, a Língua Portuguesa é de extrema importância para todas as idades e profissões. “A Língua Portuguesa está presente em todo o tempo. Na Matemática, na História, na Geografia. Você domina uma nação pela língua, por isso é fundamental ter um bom domínio da língua portuguesa”, afirmou.

Os estudantes mostraram bastante interesse nas palestras e fizeram diversas perguntas aos profissionais, tais como: como esses profissionais definiram a profissão escolhida, quais habilidades foram e são necessárias para o desempenho da profissão, principais dificuldades encontradas e quanto ganha o profissional?” 

”Eu achei que as palestras foram muito importantes no sentido de orientar os estudantes. Muitos de nós não sabemos qual profissão seguir no futuro, e ter contato com um enfermeiro, que é a profissão que desejo seguir, foi gratificante. Assim como ele, eu quero ajudar a salvar vidas”, afirmou Gian Gabriel Regis, estudante do 8º ano.

Ao fim da atividade, o gestor de projetos e músico, Carlos Carvalho promoveu uma dinâmica com os estudantes. Carlos contou com a participação de todos os presentes durante um exercício de musicalização, no qual falou sobre a origem do funk, do samba e do pagode. Além de apresentar instrumentos musicais como cavaquinho e pandeiro.