• Compartilhar

Maré e Coroa inauguram Pontos Solidários

Notícia
5 junho 2014
Maré e Coroa inauguram Pontos Solidários

O CIEDS, em parceria com a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES), inaugurou  nos dias 26 e 27 de maio os Pontos Solidários do projeto Rio Ecosol no Complexo da Maré e Morro da Coroa, no Catumbi.  O projeto tem como iniciativa qualificar, por meio de cursos, empreendimentos    das comunidades cariocas para atuarem na lógica da Economia Solidária, estimulando o trabalho coletivo e organizado em fóruns e redes.

A identidade cultural das comunidades da Maré e da Coroa pode ser representada por meio do comércio justo, que vai desde o artesanato até a culinária, envolvendo também outros tipos de produção, onde a mão de obra coletiva dos moradores contribui com o desenvolvimento econômico e social local.

Mais de 90 moradores da Maré e da Coroa interessados em participar dos cursos básicos e avançados de Economia Solidária se inscreveram no projeto Rio Ecosol. Eles receberão uma assessoria técnica, que oferece acesso a ferramentas e instrumentos de produção, que irá ajudá-los a gerir sozinhos os empreendimentos, além de conhecimento técnico em como conseguir financiamento para alavancar o comércio dentro e fora das comunidades.

De acordo com Vinícius Assunção, secretário da SEDES, o projeto Rio Ecosol veio para mostrar a essas comunidades o que é e como se faz economia solidária.

“Nosso objetivo com o projeto é primeiramente esclarecer para esses microempreendedores o que é a economia solidária. Depois fazemos um trabalho de formação com eles os ajudando a melhorar cada vez mais a qualidade dos produtos e por fim conseguir pontos para a venda dos mesmos”, disse.

Maria Patrícia Moura, coordenadora do ponto solidário da Maré, afirmou que muitos moradores já praticam Economia Solidária na comunidade. Ela comenta que o projeto chegou para capacitar esses empreendedores.

“Muitas pessoas já trabalham com economia solidária na prática, mas não têm ideia do que seja. O curso vai passar para eles um conhecimento onde vão aprender a fazer um preço justo, a lidar com a economia com outro olhar, um olhar de troca e mais humano”, concluiu Maria Patrícia.

As novas turmas dos cursos do projeto Rio Ecosol estão previstas para iniciar a partir do mês de junho nos Pontos Solidários do Observatório das Favelas (Maré) e  Empreendimento Econômico Solidário Bordadeiras da Coroa (Morro da Coroa). Para ingressar basta ir aos pontos solidários e fazer a inscrição.

Endereços:

Morro da Coroa

Rua Navarro, nº 1.139, casa 15 –Empreendimento Solidário Bordadeiras da Coroa.

Complexo da Maré

Rua Teixeira Ribeiro, nº 521 – Observatório de Favelas – 2º Galpão.