• Compartilhar

Mapa de Nós: de PcD para PcD

Notícia
15 janeiro 2015
Mapa de Nós: de PcD para PcD

O mês de novembro trouxe um novo projeto para a rede do CIEDS: o Mapa de Nós. Focado na inserção de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho de forma consciente e responsável, o projeto é executado em parceria com o projeto da agência de comunicação NBS, o NBS Rio + Rio, que desenvolve oportunidades de negócios para moradores de comunidades no Rio de Janeiro. 

O Mapa de Nós realizará em 8 comunidades cariocas pacificadas, Borel, São Carlos, Mineira, Santa Marta, Coroa, Fallet, Fogueteiro e Providência, um levantamento de pessoas com deficiência, seus perfis profissionais e suas individualidades. O grande diferencial do projeto é que a pesquisa será feita pelas próprias pessoas com deficiência moradoras destas localidades. 

“Somos nós, pessoas com deficiência, participando ativamente do processo de transformação do tratamento das questões de inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.”, afirma Ruth Ebel, supervisora de campo do Mapa de Nós.

A partir deste trabalho será construído um mapa identificando quais são os reais limitadores no processo de empregabilidade dos PcD, bem como um banco de currículos para fortalecer a ligação com possíveis empregadores. Tais pontos contribuem para a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência, que determina que empresas com 100 ou mais funcionários preencham de dois a cinco por cento dos seus cargos com reabilitados ou pessoas com deficiência.