• Compartilhar

Manhã cultural e inclusiva

Notícia
24 setembro 2014
Manhã cultural e inclusiva

Na manhã do dia 16 de setembro, os participantes do Proind (Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ambiente de Trabalho) foram até Niterói conhecer a exposição da artista plástica Lygia Clark no MAC (Museu de Arte Contemporânea), projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

A visita guiada ao museu, escolhida pelos próprios participantes em um processo de votação, contou com explicação sobre a arquitetura do MAC, ritual de entrada observando o ângulo arquitetônico da construção e do Pão de Açúcar ao fundo da paisagem, e visita à exposição “Tudo que é concreto se desmancha no ar” com obras de Lygia Clark da Coleção João Santtamini.

Para Tairini Barros, participante do projeto, é muito importante conhecer locais novos e adquirir cultura. “Aprendemos que 3D e 2D também existem em pinturas. Gostei muito delas pois mostram sentimentos. Parece que dá para pegar, sentir as formas e entender o sentimento que a artista colocou nela. Somos todos curiosos, gostamos de abrir a mente para novas culturas e novos aprendizados.”

A importância de passeios culturais como este é apontado por Maria Cristina Augusto, gerente do projeto. “A atividade é fundamental para incentivar o desejo em procurar os espaços culturais e, com isso, estimular o sentimento de pertencimento à cidade. Sabe-se que as desigualdades sociais e o preconceito são barreiras que limitam o acesso à cultura e à educação, mas também é fato que o individuo, quando empoderado, consegue contorná-las e apropriar-se de seus direitos”.

Ao final da visita à exposição, o guia propôs uma dinâmica chamada “Fio Condutor”. Nela os participantes puderam explorar melhor os conceitos trabalhados em obras da artista. “O guia favoreceu a acessibilidade comunicacional, ao utilizar um recurso lúdico para clarificar sua fala. Este recurso pedagógico favoreceu o entendimento da intenção da artista com suas obras e possibilitou a todos se sentirem também artistas.”, coloca Maria Cristina.

O próximo passeio já está definido e será ao Maracanã, em novembro.

O Proind é um projeto executado pelo CIEDS que busca preparar e incentivar pessoas com deficiência para a vida profissional através da capacitação teórica e prática, contribuindo também para o desenvolvimento pessoal e para a cultura de responsabilidade social.