Manhã cultural e inclusiva

24/09/2014

Participantes do Proind realizam visita cultural ao MAC em Niterói.

Na manhã do dia 16 de setembro, os participantes do Proind (Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ambiente de Trabalho) foram até Niterói conhecer a exposição da artista plástica Lygia Clark no MAC (Museu de Arte Contemporânea), projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

A visita guiada ao museu, escolhida pelos próprios participantes em um processo de votação, contou com explicação sobre a arquitetura do MAC, ritual de entrada observando o ângulo arquitetônico da construção e do Pão de Açúcar ao fundo da paisagem, e visita à exposição “Tudo que é concreto se desmancha no ar” com obras de Lygia Clark da Coleção João Santtamini.

Para Tairini Barros, participante do projeto, é muito importante conhecer locais novos e adquirir cultura. “Aprendemos que 3D e 2D também existem em pinturas. Gostei muito delas pois mostram sentimentos. Parece que dá para pegar, sentir as formas e entender o sentimento que a artista colocou nela. Somos todos curiosos, gostamos de abrir a mente para novas culturas e novos aprendizados.”

A importância de passeios culturais como este é apontado por Maria Cristina Augusto, gerente do projeto. “A atividade é fundamental para incentivar o desejo em procurar os espaços culturais e, com isso, estimular o sentimento de pertencimento à cidade. Sabe-se que as desigualdades sociais e o preconceito são barreiras que limitam o acesso à cultura e à educação, mas também é fato que o individuo, quando empoderado, consegue contorná-las e apropriar-se de seus direitos”.

Ao final da visita à exposição, o guia propôs uma dinâmica chamada “Fio Condutor”. Nela os participantes puderam explorar melhor os conceitos trabalhados em obras da artista. “O guia favoreceu a acessibilidade comunicacional, ao utilizar um recurso lúdico para clarificar sua fala. Este recurso pedagógico favoreceu o entendimento da intenção da artista com suas obras e possibilitou a todos se sentirem também artistas.”, coloca Maria Cristina.

O próximo passeio já está definido e será ao Maracanã, em novembro.

O Proind é um projeto executado pelo CIEDS que busca preparar e incentivar pessoas com deficiência para a vida profissional através da capacitação teórica e prática, contribuindo também para o desenvolvimento pessoal e para a cultura de responsabilidade social.

Autor: Isabel Salgado