• Compartilhar

Mancha Orgânica está entre as 100 startups mais promissoras do ano

Notícia
14 agosto 2019
Mancha Orgânica está entre as 100 startups mais promissoras do ano

Pela segunda vez a Mancha Orgânica, empresa de tintas orgânicas e atóxicas produzidas a partir da frutas e sementes, figura entre as dez maiores em diferentes segmentos do Open Startup. O ranking tem o objetivo de destacar as startups mais promissoras para o mercado corporativo e as empresas líderes mais engajadas no ecossistema de inovação. Estar nele também é bastante significativo pois a Mancha Orgânica passa a fazer parte de uma rede de investidores-anjo e fundos institucionais para geração e execução de negócios.

A iniciativa da tinta é antiga e nasceu da necessidade dos seus criadores em produzir pigmentos sustentáveis para outro negócio já desenvolvido por eles. Mas foi em 2016 que virou um produto. E no último ano alavancou, quando os idealizadores inscreveram o projeto no Programa Shell Iniciativa Jovem. 

Martina Pinto, integrante da equipe da Mancha Orgânica no Programa, conta que sua participação foi um desafio profissional e pessoal. Isso porque, embora o produto já existisse, faltava ainda uma visão sobre planejamento estratégico. “A minha inserção no Programa foi o ‘pontapé’ necessário para entrar nesse mundo empreendedor. E tudo que era aprendido no Programa era compartilhado com toda a equipe”, conta. 

A Mancha Orgânica foi vencedora do Prêmio Shell Iniciativa Jovem em 2018. Com a quantia de R$ 8 mil recebida, investiram em matéria prima, em embalagem e realizaram o processo de patenteação do produto. 

O Shell Iniciativa Jovem é um Programa da Shell Global de incentivo e fomento a pequenos negócios desenvolvidos por jovens, coordenado e executado pelo CIEDS. O foco são empreendimentos com potencial para contribuir para o desenvolvimento socioambiental local. Isso é feito por meio de capacitações e incentivos diversos, que vão desde formações presenciais à tutorias com profissionais experientes do mercado. A ideia é que gerem trabalho, renda e fomentem a criação de redes de relacionamento sustentável, de forma inovadora e ética.

Conheça o Shell Iniciativa Jovem

A tinta

A mancha é produzida a partir de sementes e frutas conhecidas do nosso dia a dia. Açafrão, canela, cacau, café e beterraba emprestam seus pigmentos naturais para um produto livre de metais pesados, sem plástico e sem petróleo. Ao todo, são mais de 50 cores disponíveis. 

A primeira ideia foi livrar o meio ambiente dos efeitos negativos das tintas tradicionais, desde o impacto na água, até a contaminação do solo e poluição do ar. Hoje a ideia permanece, mas o foco maior do produto são as crianças. As tintas são feitas para o “livre brincar” e o público-alvo são crianças “de zero a cem anos”. Além das brincadeiras, a tinta funciona também como um produto educativo, envolvendo artes, alimentação e meio ambiente. Martina compartilha que a Mancha não é só coloração, mas também textura, aroma e as histórias por trás dos alimentos usados na sua confecção.