• Compartilhar

‘Lideranças Comunitárias’ encerra ações no RJ e em SP

Notícia
4 janeiro 2013
‘Lideranças Comunitárias’ encerra ações no RJ e em SP

Na quinta-feira, dia 20 de dezembro o projeto Lideranças Comunitárias, da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos executado pelo CIEDS, comemorou a formatura e entregou os certificados de   44 líderes comunitários do complexo de São Carlos e adjacências, no Rio de Janeiro, e do Jardim Panorama, Real Parque e Jardim Paraisópolis, em São Paulo.

A capacitação que durou cerca de três meses teve o objetivo de contribuir para a formação  de gestores de organizações sociais de base comunitária e buscou auxiliar lideranças de organizações não governamentais, associações de bairro e movimentos sociais que já desenvolviam ações em suas comunidades, fornecendo instrumentos para o exercício da gestão social e da promoção de sustentabilidade. O curso teve duração de 80 horas, sendo 48h de aulas teóricas, 16 horas de atividades extracurriculares e à distância e 16 horas de planejamento para intervenção local.

Os participantes receberam muito bem o curso e fizeram ponderações positivas sobre a didática e a metodologia. “O projeto nos deu uma ampla visão de lideranças comunitárias, abertura de ONGs, montagem de projeto e recursos, com uma visão sintetizada e uma linguagem simples”, disse participante de São Paulo.

Depois da entrega dos certificados, aconteceram nas duas cidades atividades de intervenção elaboradas pelas próprias lideranças que marcaram o fimdo Projeto. Em São Paulo, foram executadas ações interventivas e lúdicas no Jardim da Luz e na Pinacoteca, onde foram desenvolvidas atividades que fortaleceram a identidade como lideranças,  possibilitaram a compreensão do conceito de sustentabilidade e proporcionaram um espaço de troca simbólica entre os líderes.

No Rio de Janeiro, houve o ‘Atitude Comunitária’, evento que reuniu diferentes atores das comunidade, atrações culturais locais e serviços dos parceiros da região, como a Subprefeitura do Centro Histórico, a 3ª Região Administrativa e Institutos sociais, na Praça do Rio Comprido, no centro da cidade.

Para Suzana Lopes, coordenadora do projeto Transmutação da ARONG que participou do curso no Rio de Janeiro, “Eventos como esses são importantes para chamar a atenção da população sobre a importância de se unir. As lideranças querem a mudança e com esse tipo de atividade quebramos o estigma de que cada um tem que cuidar do seu. Todos tem que agir juntos.” Disse.