• Compartilhar

Juventude com foco nos ODS e Agenda 2030

Notícia
20 outubro 2017
Juventude com foco nos ODS e Agenda 2030

Diante de um cenário em que a juventude deseja cada vez mais voz e representatividade de seus interesses, o programa Jovem Jornalista promoveu o protagonismo e auxiliou no desenvolvimento integral de seus participantes, estudantes do ensino médio do Rio de Janeiro.

Na última quarta-feira, 18 de outubro, no Museu Histórico Nacional, o resultado do trabalho dos jovens foi lançado na forma da publicação: “Juventude 2030: caminhos e aprendizados para um mundo sustentável”.

A revista traz a visão dos jovens em sua busca por iniciativas da própria juventude que contribuem para uma sociedade mais sustentável e justa, em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Desse modo, também aproxima os jovens da temática da Agenda 2030 e democratiza o acesso à informação.

“Graças ao projeto eu pude descobrir quais eram meus gostos com relação à comunicação. Só tenho a agradecer a oportunidade que o CIEDS deu de nos descobrimos, de poder estar expressando a nossa voz e mostrar que o jovem também é capaz”, diz Victor Hugo, de 17 anos, um dos participantes do programa.

Estavam presentes no evento Vandré Brilhante, Diretor-Presidente do CIEDS, Rômulo Paes Leme, Diretor do Centro Rio+, além de Paula Lopes, Jornalista e produtora da RTV Espanhola no Rio de Janeiro. 

“O CIEDS foi extremamente criativo, generoso e competente no desenvolvimento do programa”, afirmou Rômulo. 

O Jovem Jornalista fez uso de processos e práticas de educomunicação, visando fortalecer iniciativas de inovação social da cidade que sejam protagonizadas por jovens.  A iniciativa é do CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) em parceria com o Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro Rio+) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Confira aqui a publicação na íntegra