• Compartilhar

Juntos pela Educação Integral

Notícia
9 outubro 2017
Juntos pela Educação Integral

A educação popular de Paulo Freire permeou o último dia da formação dos 300 educadores ligados às Secretárias de Assistência Social e de Educação e às Organizações da Sociedade Civil de São Luís, no Maranhão.

Ação do programa Redes de Territórios Educativos, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social e Educação de São Luís, a “Oficina Formação e Articulação para Ação em Rede” aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de setembro no espaço Orienta Consultoria. 

“A capacitação hoje, para nós do Serviço de Convivência, foi fundamental. Porque os orientadores estão no dia a dia com crianças e adolescentes, e cada um traz as suas fragilidades. Se não tiver esse investimento em cada orientador não tem como eles oferecerem um trabalho de qualidade”, afirma Huaina Ribeiro, Coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A formação abordou temas como o enfrentamento do trabalho infantil e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. A atividade também fortaleceu ações intersetoriais nas comunidades, integrando ações da política de assistência e da educação.

"Eu só aceitei o convite porque percebi que a proposta da formação era falar de humanidade. O nosso objetivo foi refletir como a afetividade e a amorosidade podem contribuir para que as crianças e adolescentes estejam aprendendo", disse Tatiana Rocha, docente da equipe de formadores da Secretaria Estadual de Educação, que atuou como facilitadora do último dia do encontro.

O programa Redes de Territórios Educativos é implementado por meio da parceria entre a Fundação Itaú Social e CIEDS. Com o objetivo de fortalecer redes e parcerias que promovam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, o programa vem sendo implantado desde 2015 nos municípios de Várzea Grande (MT) e São Luís (MA). Mais de 200 instituições entre escolas, universidades, Organizações da Sociedade Civil, Unidades de Assistência Social e empresas já participaram das ações do projeto.