• Compartilhar

Jovens trocam ideias e experiências inovadoras

Notícia
14 novembro 2013
Jovens trocam ideias e experiências inovadoras

Cerca de 30 jovens que estão participando da edição 2013 do programa Shell Iniciativa Jovem, se reuniram, no último sábado,  09/11, no SESC Tijuca, em uma rodada de debate de negócios, com o objetivo de trocarem experiências inovadoras, visando também à formação de futuras redes de parcerias empreendedoras.

Divididos em grupos os jovens apresentaram o perfil de seus empreendimentos, os clientes que atendem e o tipo de parceria que deveriam buscar para o sucesso do negócio, durante a rodada de debates. Para o presidente do CIEDS, Vandré Brilhante, formar parcerias não é uma tarefa fácil.

“O nosso objetivo neste encontro foi estimular mais a troca entre os jovens participantes do projeto. Percebi que muitos, apesar de passarem pela capacitação juntos, não conheciam a ideia do outro. Nossa expectativa é que vocês se aproximem e firmem parcerias. Um dos maiores recursos que eles têm é o capital humano”, disse Vandré.

Com direito a um churrasco de confraternização após as dinâmicas, os jovens tiveram mais uma oportunidade de expor suas ideias e auxiliar uns aos outros com dicas e estratégias inovadoras para alavancar o empreendimento.

O jovem Ingo da Costa Lyrio, de 25 anos, após algumas tentativas em participar do programa comemora por ter conquistado essa oportunidade este ano. Ingo é produtor fonográfico e tem uma empresa de criação de jogos de vídeo game. Sua ideia é criar futuramente um tipo de tecnologia que atenda pessoas com deficiência visual e auditiva.

“Essa integração entre o grupo é ótima, pois podemos conhecer o empreendimento de quem está ao nosso lado na capacitação. Após entrar para o Iniciativa Jovem minha visão mudou totalmente sobre o mundo dos negócios. Já consigo perceber algumas mudanças positivas em minha empresa”, disse Ingo.

Financiado pela Shell e executado pelo CIEDS, o programa é contínuo e cada turma tem a duração de um ano, desde o processo de seleção até a legalização dos empreendimentos. A Feira de Negócios, etapa de premiação do programa, será realizada no dia 03/12, na Firjan. Nesta etapa os participantes irão apresentar seus negócios para o público em geral.

As incrições para 2014 já estão abertas. Caso tenha interesse em participar entre no site: www.iniciativajovem.org.br .