• Compartilhar

Jovens do Pontes para o Futuro comemoram formatura

Notícia
19 dezembro 2012
Jovens do Pontes para o Futuro comemoram formatura

Na última sexta-feira, dia 14 de dezembro, 30 jovens do 9º ano e turma Aceleração  comemoraram a formatura na Escola Municipal Santo Tomás de Aquino, no Leme, zona sul do Rio de Janeiro. A celebração marcou o encerramento de um importante ciclo da vida dos jovens e comemorou também um ano de mudanças na escola, em função da chegada o Projeto Pontes para o Futuro.

O evento de formatura foi organizado pela direção da escola com apoio do Projeto e reuniu cerca de 150 pessoas entre formandos, familiares e amigos. Bárbara Castro, diretora da instituição, conduziu o evento, convidando alguns alunos para subirem ao palco e homenagearem figuras que contribuíram positivamente para a formação da turma.

Entre os homenageados, estavam professores, responsáveis e amigos, além da equipe técnica do Projeto Pontes para o Futuro, representada por Márcia Pinto e Roberta Castro Aguiar.

“Tenham a certeza de que o trabalho não foi em vão, uma semente de esperança foi plantada e diante de tudo aprendido nas palestras e oficinas temos mais segurança e visão daquilo que queremos para o nosso futuro.” Falou o formando Leonardo, ao chamá-las para o palco.

O Projeto Pontes para o Futuro é uma iniciativa da Fundação Itau Social/ Instituto Unibanco com execução do CIEDS que tem como objetivo principal a permanência dos jovens na rede formal de ensino, visando à ampliação das oportunidades de formação e das perspectivas de futuro dos participantes.

O projeto atuou durante todo o ano de 2012 junto às turmas de 8º e 9º ano da Escola, provendo visitas a instituições de ensino, oficinas para socialização dos alunos, atividades no contra turno escolar, palestras de orientação profissional, além da produção e distribuição de um Guia de Oportunidades Escolares, que reúne dicas e sugestões de estudo e escolas para o Ensino Médio, com o objetivo de auxiliar jovens e responsáveis no momento de transição do ensino fundamental para o médio.

Depois da entrega dos diplomas, Bárbara Castro lembrou a importância de se estudar para ter um futuro melhor.

“O conhecimento é a única coisa que ninguém nunca poderá tirar de vocês. Nunca deixem de estudar, acreditem que são capazes e corram atrás dos seus sonhos. Mesmo diante de todas as dificuldades que possam surgir, nunca se esqueçam de que o conhecimento é o bem mais precioso que vocês têm. Nunca desistam.”

Bárbara entende que a formatura simboliza uma nova realidade para os alunos e para a escola. “Depois da chegada do Pontes para o Futuro conseguimos notar um amadurecimento dos alunos. Eles se tornaram mais interessados, menos dispersos e mais participativos. Há dois anos não fazíamos uma celebração de formatura na escola pois os alunos não se sentiam animados. Esse ano eles pediram o evento, isso mostra a autoestima e o entusiasmo deles com a escola”

E a fala da formanda Laiele Matos confirmou essa percepção: “ Tem gente que antes pensava em largar o colégio e mudou de ideia. O projeto mostrou que estudar é fundamental para nossas vidas.”