• Compartilhar

Jovem amadurece seus sonhos durante projeto

Notícia
12 dezembro 2014
Jovem amadurece seus sonhos durante projeto

 Bruna Mendes Gonzaga foi um dos destaques do Raízes do Futuro no Brasil, e um momento que marcou sua presença no projeto foi quando venceu o concurso de vídeos sobre participação política. “Aquele momento foi quando eu decidi que eu realmente deveria estudar algo na área de comunicação. Aquilo foi um reconhecimento, e acho que era daquilo que eu precisava”, revela.

Os jovens do projeto participaram de oficinas de conteúdo, produção e edição de vídeos, e posteriormente foram convidados a participar do concurso que premiaria os três melhores vídeos durante a Feira de Profissões do projeto Raízes do Futuro. Bruna recorda que quando o concurso foi divulgado na Sociedade Benfeitora Jaguaré, uma das cinco organizações participantes do projeto, ela por pouco não deixou de participar. “Antes eu achava que não era capaz de fazer as coisas, ou deixava outras pessoas assumirem a frente das ações. Eu não ia participar do concurso de vídeos, ia deixar para que outras pessoas participassem, mas um educador me incentivou e eu participei”, afirma.

Antes do projeto, Bruna estava em dúvida se cursava graduação em letras, biologia ou comunicação. Após o concurso, ela decidiu que deveria seguir na área da comunicação. “Vou começar com um curso de fotografia e depois fazer faculdade na área de mídias”, afirma Bruna, que teve a oportunidade de conhecer profissionais que atuam na área que ela pretende seguir, como Ana Paula Gaspar e Bruno Cruz, profissionais presentes no stand de mídias digitais durante a feira de profissões.

Bruna contou após a feira que sua mãe salvou o vídeo premiado no celular e mostrava com orgulho para as pessoas. “Minha mãe continua mostrando meus vídeos. Todos os vídeos que eu faço eu levo para casa e mostro na televisão para eles, e eles acham bem legais”.

E não é só a mãe que se sente orgulhosa da filha. “O patrão do meu pai viu [o texto sobre a história de vida dela no projeto] na internet e imprimiu para mostrar ao meu pai, porque ele achou que meu pai ainda não tinha visto. Meu pai levou para casa e eu coloquei no mural que tenho na parede do meu quarto”, revela sorrindo.

Um dos sonhos de Bruna é conhecer a Disney, e desde sua participação na oficina de educação financeira, ministrada pelos voluntários do banco Barclays aos jovens do Raízes do Futuro, ela vem juntando suas economias. “Guardo meu dinheiro em um cofrinho, e meu pai falou que se eu passar no vestibular da USP (Universidade de São Paulo) ele paga minha viagem”, afirma.

Outro sonho dela é trabalhar com blogs. Segundo Bruna, o projeto teve um papel importante para o amadurecimento desta ideia. “Antes eu pensava em construir uma página para falar sobre o que é ser fã de alguma coisa, mas agora minha vontade é trabalhar incentivando sonhos. Minha ideia é criar uma página onde eu possa colocar uma lista de sonhos, das coisas que eu gostaria de fazer, e ir gravando vídeos de cada desejo realizado. A ideia é ir envolvendo outras pessoas para incentivar elas a fazerem o mesmo”, explica.

Bruna conta que tenta repassar as competências aprendidas no projeto, e que consegue notar a evolução nela mesma. “Sou menos tímida e continuo sendo muito sonhadora. Acho que estou correndo mais atrás das coisas e me valorizando mais”, conclui.