• Compartilhar

Intervenção Psicossocial reúne famílias do Programa Aluguel Social em São Paulo

Notícia
9 dezembro 2011
Intervenção Psicossocial reúne famílias do Programa Aluguel Social em São Paulo

O encontro, realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região de Vila Luzita, contou com a participação de 55 famílias, com programação voltada para todas as idades.

No Espaço Criança, nove meninos e meninas fizeram pinturas, cantaram, montaram blocos educativos, lancharam e confeccionaram o documento de identidade (RG) fictício – feito para proporcionar a noção da importância de ter seus documentos regularizados desde a infância. “O RG foi a parte mais legal, mas eu também gostei de desenhar e montar as peças, eu fiz um monte de coisas bonitas”, contou Igor, de 5 anos.

Já a reunião com os adultos abordou o tema “Serviços Essenciais”, com o objetivo de informar sobre os equipamentos públicos do Jardim Santo André, além de orientar os moradores do bairro sobre quais órgãos eles podem recorrer nas mais diversas situações. Na ocasião, foram entregues cartilhas para reforçar as informações transmitidas e salientar a importância de manter seus documentos em dia. Técnicos do projeto também deram uma palestra em que convidaram os moradores a refletirem, por meio de dinâmicas de grupo, sobre o território que ocupam hoje.

O coordenador do CRAS Vila Luzita, José Adriano, ressaltou a importância da parceria com o CIEDS para o acompanhamento social das famílias cadastradas no PAS. Uma pesquisa de satisfação respondida ao fim da reunião mostrou que a maioria dos moradores e dos organizadores do evento aprovou o encontro.  “A informação é a chave do conhecimento, agora eles já têm mais clareza para garantir seus direitos”, avaliou Priscila Ferreira, Técnica Social do Psicossocial.