• Compartilhar

Integração promove empreendedorismo para o futuro

Notícia
27 julho 2016
Integração promove empreendedorismo para o futuro

Toda dificuldade é uma oportunidade. Essa máxima do universo empreendedor está provocando 120 jovens das comunidades de Deodoro, Vila Kennedy e Realengo, Rio de Janeiro.

Integrantes da Rede Sustentável do Shell Iniciativa Jovem vem realizando oficinas para estimular que os participantes do Jovens Urbanos se vejam como agentes de transformação local em suas regiões. Os programas sociais estão encontraram sinergia na discussão de oportunidades que vão além do CLT.

O primeiro encontro foi com a Luana Génot, do Instituto Identidades do Brasil, que tem como foco a luta pela igualdade racial. Os jovens dialogaram com a empreendedora sobre identidade e gênero. Kiko Duarte, da Bamb+A, orientou os jovens durante as oficinas de experimentação, na revitalização do canteiro da Escola Estadual Osvaldo Aranha, criando uma horta de bambus suspensa. Eles também puderam participar de oficinas com dois negócios da área de alimentação: Vinicius Braga, do Sorvete Local, e Eduardo Sztajn, do Biscoito do Dudu. 

Na próxima etapa do programa, os jovens poderão acessar a R$ 1.500 para desenvolver uma intervenção na sua comunidade.

Para estimulá-lo ainda mais e integrá-los ao cenário empreendedor, os jovens visitaram a Feira de Empreendimentos 2016 do Shell Iniciativa Jovem, realizada no dia 07/07, no Clube da Aeronáutica, centro do Rio de Janeiro.

O Jovens Urbanos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social com supervisão técnica do CENPEC e execução do CIEDS. O programa tem como objetivo fazer o jovem pensar o seu território, sua participação na vida pública e suas perspectivas de futuro, a partir do contato com novas tecnologias e linguagens, como foi o caso de empreendedorismo. Essas vivências proporcionam o desenvolvimento de novas formas de pensar, agir e, futuramente, influenciará seu contexto de atuação. 

O Shell Iniciativa Jovem é uma das versões brasileira do Shell LiveWIRE International, que também é executado pelo CIEDS. O programa funciona como um laboratório de startups para ajudar empreendedores a se desenvolverem, conscientes do seu papel na sociedade e capazes de enfrentar os desafios impostos pelo mercado. Os empreendedores que passam pelo programa e apresentam um caráter inovador e sustentável são selados e entram para a Rede Sustentável Shell Iniciativa Jovem.