• Compartilhar

Instituto Alcoa e CIEDS lançam o Programa ECOA em Itapissuma (PE)

Notícia
30 janeiro 2012
Instituto Alcoa e CIEDS lançam o  Programa ECOA em Itapissuma (PE)

O Instituto Alcoa e o CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – lançaram na sexta-feira, 27 de janeiro, o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental no município de Itapissuma (PE). O lançamento foi realizado no Auditório da Escola Estadual Euridice Cadaval Gomes, com a presença de lideranças comunitárias locais, representantes da Alcoa, do Instituto Alcoa e do CIEDS.

O município de Itapissuma abriga um dos mais importantes complexos industriais da Alcoa América Latina e Caribe na produção de extrudados e laminados, localizado a 35 quilômetros da capital pernambucana. Segundo dados do Censo 2010 do IBGE, o município apresenta uma população de 23.769 habitantes e rendimento médio mensal domiciliar de R$ 253,00.

O diagnóstico socioeconômico realizado no ano de 2011 pelo Instituto de Estudos da Religião (ISER) aponta, segundo percepção da população local, a problemática com relação ao saneamento precário ou até mesmo inexistente, a destinação incorreta para os resíduos sólidos e o crescimento industrial que dentre outros impactos provoca a degradação de mananciais e manguezais dificultando assim a pesca local (principal economia do município) e a ausência de trabalhos na área de educação ambiental.

O Núcleo de Sustentabilidade criado foi o 9º Núcleo implantado no Programa ECOA e desenvolverá atividades que visam ao fortalecimento da comunidade para uma atuação contínua e focada no desenvolvimento social e econômico por meio da educação ambiental.

Entre as ações a serem implementadas, destacam-se a sensibilização para a temática ambiental, articulação e mobilização comunitárias, cursos e oficinas, além da construção de um plano de ação comunitário e da realização de eventos com a temática ambiental.

O Programa ECOA teve sua estréia em Poços de Caldas (MG), em setembro do ano passado, e foi concebido em parceria com o CIEDS, que implementará 11 Núcleos de Sustentabilidade, nas localidades em que a Alcoa atua.

Segundo Elisabeth Alvarenga, Coordenadora Executiva da filial do CIEDS em São Paulo, responsável pela implementação do projeto, o conhecimento adquirido a cada Núcleo implantado enriquece a todos, parceiros, comunidade e poder público.

“O Programa ECOA representa para o grupo CIEDS a oportunidade, não só de levar a metodologia de articulação e mobilização comunitárias exercida em outros projetos de desenvolvimentos comunitário, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, como aprimorar essa metodologia agregando os saberes e conhecimentos de outras realidades brasileiras, num processo que envolve também a educação comunitária ambiental.

Iniciamos esse desafio em setembro 20011 e hoje, 27 de janeiro, inauguramos o Núcleo de Sustentabilidade de Itapissuma, reafirmando também com esse município nosso compromisso de trabalhar em prol de uma sociedade sustentável.

Nosso propósito é contribuir e fortalecer o trabalho e empenho dos atores locais que muitas vezes não encontram em seu território os recursos e oportunidades para os atendimentos de suas demandas. Nesse sentido, a parceria Instituto Alcoa, CIEDS e atores locais vem para buscar, em conjunto, as ferramentas necessárias para atender as demandas socioambientais desse município”, afirma Elisabeth Alvarenga.