• Compartilhar

Instituto Alcoa e CIEDS lançam o Programa ECOA em Anita Garibaldi, Santa Catarina

Notícia
10 outubro 2011
Instituto Alcoa e CIEDS lançam o Programa ECOA em Anita Garibaldi, Santa Catarina

O evento teve a participação de representantes do poder público, instituições da região e população local. O Instituto Alcoa e o CIEDS lançaram na última quinta-feira (6/10) o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental no município de Anita Garibaldi (SC). O evento foi realizado no auditório CASA e contou com a presença de representantes da Usina Hidrelétrica Barra Grande (BAESA), da Alcoa, do Instituto Alcoa e do CIEDS.

O Núcleo de Sustentabilidade abrangerá não apenas o município de Anita Garibaldi, mas também Pinhal da Serra (RS). O Núcleo recebeu o nome de Barra Grande devido à Usina Hidrelétrica Barra Grande, localizada na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, na qual a Alcoa possui participação acionária.

A região será a segunda a desenvolver o projeto, que teve sua estreia em Poços de Caldas (MG) no mês de setembro. O programa segue diversas linhas de ação, entre elas: sensibilização para a temática ambiental, mobilização comunitária, cursos e oficinas, elaboração de um plano de ação comunitário e eventos.

Para Suzana Sheffield, vice-presidente do Instituto Alcoa, “a iniciativa busca aprimorar ainda mais o desenvolvimento social das comunidades com as quais a Alcoa se relaciona”. 

O Programa ECOA foi concebido em parceria com o CIEDS, que implementará os 11 Núcleos de Sustentabilidade formados por representantes da sociedade civil, poder público e liderança comunitária. No dia do lançamento já será possível se inscrever para o Curso de Agentes Ambientais, a primeira atividade do núcleo.

O Instituto Alcoa continuará apoiando as comunidades onde atua no País, por meio de parcerias e aportes a projetos comunitários.

Sobre o Instituto Alcoa

Criado em 1990, o Instituto Alcoa tem como missão gerar um legado de sustentabilidade nas comunidades onde a Alcoa atua, por meio de projetos estratégicos e articulados que valorizem e fortaleçam suas potencialidades. O Instituto atua em programas e ações de incentivo ao voluntariado corporativo, entre eles: ACTION, BRAVO!, Semanas Verdes e Mês Mundial de Serviços Comunitários; pelo Programa de Apoio a Projetos Locais e de seu signature program, o Programa ECOA - Educação Comunitária Ambiental, em parceria com o CIEDS. As áreas consideradas prioritárias para a realização de ações ou projetos comunitários são: educação, saúde, meio ambiente, segurança, governança, trabalho e renda. Desde 1995, o Instituto Alcoa juntamente com a Alcoa Foundation, investiu cerca de R$96 milhões em mais de 1900 projetos, beneficiando 39 cidades brasileiras e totalizando mais de 1,3 milhão de horas de trabalho voluntário.

Sobre a Alcoa

A Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Com atuação em 31 países, a Alcoa Inc. possui 59 mil funcionários e integra pela décima vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. Presente na América Latina e Caribe desde o final da década de 50, a Alcoa conta com cerca de sete mil funcionários na região e possui operações no Brasil, Jamaica e Suriname.

No Brasil a companhia atua em toda a cadeia produtiva do alumínio, desde a mineração da bauxita até a produção de transformados. A Alcoa possui sete unidades produtivas e três escritórios distribuídos no Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal. A empresa possui ainda participação acionária em quatro usinas hidrelétricas: Machadinho e Barra Grande na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul; Serra do Facão em Goiás; e Estreito, entre o Maranhão e Tocantins. Em 2010 a Alcoa registrou faturamento de US$ 1,6 bilhão no Brasil e foi eleita Empresa Sustentável do Ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Mais informações podem ser encontradas em www.alcoa.com.br.