• Compartilhar

Inscrições abertas para o projeto Liderança Jovem no Vale do Rio Doce

Notícia
28 janeiro 2021
Inscrições abertas para o projeto Liderança Jovem no Vale do Rio Doce

Estão abertas as inscrições para o Liderança Jovem, projeto executado pelo CIEDS em parceria com a Fundação Renova, no Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. A proposta tem como objetivo mobilizar as juventudes, para que se tornem protagonistas de transformação de seus territórios. Podem participar jovens de 15 a 29 anos, moradores dos municípios de Belo Oriente, Naque, Periquito, Governador Valadares, Alpercata, Tumiritinga, Galiléia e Conselheiro Pena. Para se inscrever, basta entrar no site http://bit.ly/sejaumjovemlider.

O perfil procurado dos participantes são jovens que queiram desenvolver habilidades de liderança e criar iniciativas para suas comunidades. Essa juventude será estimulada a elaborar e implementar projetos territoriais voltados à revitalização ambiental, social, econômica e cultural dos territórios atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão. Por isso, todos os 8 municípios selecionados ficam localizados na região do Médio Rio Doce.

Após as inscrições, o projeto entra numa fase de seleção, com etapas de dinâmicas de grupo e entrevistas individuais. Após a seleção, o grupo começa a formação, que em um primeiro momento vai acontecer no ambiente virtual, em função da pandemia.

A meta do projeto é realizar a formação de 200 jovens. Eles terão 80 horas de aulas, com até 35 jovens por sala. A trilha pedagógica inclui três módulos de formação (identidade, território e protagonismo), atividades de integração, com duração de 16 horas, e oficinas de desenvolvimento e inovação, que culminam na criação de uma rede de juventudes.

Ao final, a ideia é que cada um tenha no mínimo um projeto para apresentar, com direito a pitch. Um edital vai selecionar pelo menos oito deles. Cada município vai receber um aporte de capital semente para o desenvolvimento das iniciativas propostas pelos jovens. Durante o processo, todos terão acompanhamento de mentores. Ao final da formação, haverá uma cerimônia de certificação de todos os participantes.