• Compartilhar

Iniciativa Jovem tem mês de maio de comemorações

Notícia
23 maio 2013
Iniciativa Jovem tem mês de maio de comemorações

O mês de maio está sendo marcante para o Shell Iniciativa Jovem (IJ). Além da aula inaugural da edição de 2013, que aconteceu no dia 7, na Firjan, participantes da turma  de 2012 estiveram presentes na entrega do Selo de Empreendimento Sustentável, no último dia 17, no CineBotequim, no centro do Rio de Janeiro.  Enquanto o primeiro evento representa o início de um novo desafio para 82 jovens que pretendem se tornar empreendedores, o segundo mostra a força do Programa e a determinação de sete participantes que chegaram até o fim do processo.

O Programa Shell Iniciativa Jovem é a versão brasileira do Shell LiveWIRE International e tem o objetivo de formar empreendedores éticos e socialmente responsáveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico de pessoas e lugares, além de apoiar milhares de jovens em ter seus sonhos realizados.

Camila Lopes, iniciante no Programa na versão de 2013, diz já sentir que está no lugar certo. “O Programa está só no início e nós já percebemos que aqui é o lugar que podemos fazer nossos sonhos se tornar realidade. Enquanto todo mundo lá fora diz para sonharmos menos, aqui vemos que outras pessoas sonharam grande e que o meu negócio também pode dar certo.” Disse Camila na aula inaugural, depois das palestras de Felix Silva, da Escol@ 24h, e de Ricardo Veríssimo, empreendedor e membro da Rede do IJ.

Para Luana Landrini, uma das seladas de 2013, encontrar pessoas que confiam que o seu negócio pode dar certo é um dos pontos mais importantes do Shell Iniciativa Jovem. “No Programa a gente vê que ser empreendedor é um caminho possível. Eu não acreditava em mim porque ninguém me incentivava. Hoje, o meu negócio está andando e ele é um pouquinho de cada um que me fez acreditar que era possível: os amigos, os facilitadores, os mentores, a equipe.”

Já para Marcelo Ferraz, que também foi selado, o IJ é um importante catalisador. “Você já tem o sonho e a determinação. No Iniciativa Jovem tudo isso é potencializado. O programa lhe dá as ferramentas para que esse processo se acelere. Você conversa e conhece pessoas que te abrem portas e te apresentam caminhos.” Disse.

Dos 973 inscritos na versão de 2012, 58 foram aprovados para a Oficina de Projetos, etapa de capacitação do Programa. Destes, 29 tiveram seus Planos de Negócios desenvolvidos e 24 aprovados. De todos 12 se submeteram à avaliação final e apenas 7 receberam o Selo de Empreendimento Sustentável, chancela dada aos empreendimentos socialmente responsáveis, ambientalmente corretos e financeiramente estáveis , que cumpriram com alto nível de excelência todas as exigências do Programa.

Fabio Caldas, Diretor da Shell de Assuntos Externos para a América Latina, esteve presente no evento e falou sobre esse processo. “Vocês são um exemplo da seriedade desse Programa. De quase 1000 inscritos, só 7 receberam o Selo. É um número muito pequeno que mostra a importância da determinação. A energia, a criatividade e a motivação de vocês inspiram muito a gente. É isso que faz o Brasil se desenvolver.” Disse.

Estiveram presentes na cerimônia as equipes da, Shell, do CIEDS e jovens participantes do Iniciativa Jovem 2012.