• Compartilhar

Iniciativa Jovem estimula o voluntariado empresarial

Notícia
16 agosto 2012
Iniciativa Jovem estimula o voluntariado empresarial

O Shell Iniciativa Jovem, programa da Shell presente em diversos países e executado pelo CIEDS no Rio de Janeiro, tem como objetivo principal promover o empreendedorismo de forma sustentável, através da formação de jovens empreendedores e empreendimentos socialmente responsáveis, ambientalmente corretos e financeiramente estáveis, colaborando para geração de trabalho e renda e incentivando a cultura empreendedora no Brasil.

Em sua décima primeira edição, o Programa vem apoiando desde o início de 2012, jovens que já possuem, ou desejam criar, seus próprios empreendimentos, através de capacitações, mentorias, consultorias e palestras.

O projeto é dividido nas seguintes etapas: Laboratório de Ideias, fase inicial com o objetivo de identificar e selecionar os jovens com maior potencial empreendedor; Oficina de Desenvolvimento Individual, que tem o intuito de contribuir com o planejamento de estratégias e metas, alinhando as expectativas pessoais de vida com as ações necessárias para a inserção do empreendimento no mercado, e Oficina de Projetos, fase em que são trabalhados conteúdos teóricos em Marketing, Vendas e Estudos de Mercado, Gestão Financeira, Ética, Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial e outros. Esta última etapa, finalizada na terça-feira dia 14 de agosto, encerra um primeiro momento do projeto e dá início às duas fases finais.

A próxima etapa, Prática de Planos de Negócios, é o módulo de orientação voltado para a finalização do Plano de Negócio, o qual será submetido a uma Banca Oficial depois de concluído. Em seguida será realizada a Fábrica de Negócios, último módulo de capacitação, que dá apoio técnico de consultorias, mentorias e acompanhemento aos jovens para que seus empreendimentos sejam efetivamente estruturados.

Para as etapas finais, a equipe do Shell Iniciativa Jovem lança a Campanha de Voluntariado, que tem o intuito de recrutar profissionais qualificados, com experiência vivencial em negócios e gestão e interessados em contribuir com seu conhecimento e talento para o desenvolvimento de potenciais empreendedores e seus negócios.

Os candidatos ao Banco de Voluntários devem ser pessoas que trabalham em diversas áreas relacionadas ao tema ‘Empreendedorismo’ e podem atuar nas diferentes funções:

- Mentoria – Atuar como guia do jovem empreendedor e seu negócio através de contatos presenciais, virtuais ou por telefone   
- Banca – Selecionar os Planos de Negócios, no estilo banca de tese acadêmica - apresentação do jovem seguido de comentário e arguição da banca;
- Júri - Julgar os empreendimentos em exposição na Feira de Negócios
- Auditoria – Avaliar os empreendimentos abertos segundo critérios de viabilidade, estruturação e sustentabilidade.

Os interessados devem enviar um email para iniciativa@iniciativajovem.org.br explanando sua vontade de contribuir com o Programa.
Para conhecer mais sobre o Iniciativa Jovem WWW.iniciativajovem.org.br