• Compartilhar

“Guia” dá dicas de escolas para cursar o ensino médio

Notícia
29 outubro 2013
“Guia” dá dicas de escolas para cursar o ensino médio

O projeto Pontes para o Futuro, apresentou, no sábado, 18, o “Guia de Oportunidades Escolares”, para os responsáveis pelos alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal São Tomás de Aquino. O “Guia” busca orientar pais e alunos, reunindo dicas de estudos e escolas públicas para ingresso no Ensino Médio.

A publicação, lançada em 2012, é resultado de todas as atividades desenvolvidas com os alunos pelo Pontes para o Futuro, projeto financiado pela Fundação Itaú Social e executado pelo CIEDS. Dentre as ações educativas realizadas pelo projeto, estão as visitas a escolas da rede estadual, federal e privada que recebem alunos por meio de processo seletivo e que apresentam um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Dentro de um conjunto de ações traçadas pelo projeto, a visita a escolas públicas de ensino médio técnico possibilita que os jovens conheçam diferentes profissões, que estão em alta no mercado de trabalho brasileiro.

A proposta do “Guia” é auxiliar os alunos na escolha da unidade escolar que tenha mais proximidade com seu perfil, contribuindo para que a sua permanência na escola seja cada vez mais qualificada, objetiva e prazerosa.

Para a eletricista Fabiana Telacio, mãe da aluna Melissa Telássio, de 14 anos, a apresentação do “Guia” pode contribuir para esclarecer dúvidas dos alunos e dos responsáveis no momento da inscrição para o ingresso por meio de concurso em escolas do ensino médio.

“Achei ótimo apresentarem esse guia para a gente, porque muita coisa ainda não sabemos. Esclareceu muitas dúvidas minhas. Esse guia dá mais oportunidade e estímulo para eles competirem às vagas dessas escolas, que são muito boas”, disse Fabiana.

O projeto Pontes para o Futuro, realizado na Escola São Tomás de Aquino, no Leme, tem atuação voltada para os alunos do 8º e 9º ano e visa a promover a permanência na escola de jovens em transição do ensino fundamental para o ensino médio. Por meio de diferentes atividades o projeto apontou caminhos e oportunidades para o desenvolvimento da vida escolar dos estudantes, integrando comunidade, escola e família.

Para baixar o guia online acesse: http://cieds.org.br/docs/CartilhaEducaCiedsPPF.pdf