• Compartilhar

Formando líderes empreendedores

Notícia
9 setembro 2016
Formando líderes empreendedores

Entre 2001 e 2003, o CIEDS executou o Fundo de Apoio a Iniciativas Socioeconômicas (FAIS) que apoiou o desenvolvimento de comunidades de baixa renda. Por meio de ações de capacitação de lideranças locais, estímulo à criação de novas instituições comunitárias e orientação para a gestão de fundos, ajudou a mudar o quadro de violência e exclusão que dominava as 25 regiões atendidas.

Estas áreas foram priorizadas por apresentar menor Índice de Desenvolvimento Humano e maior índice de violência do Rio, segundo dados da PNUD. Em parceria com a Inter American Foundation (IAF), o FAIS formou 50 projetos, que beneficiaram 250 pessoas direta e 6700 indiretamente.

“Era um trabalho de empreendedorismo diferente do que temos hoje, ligado à ação social, ao apoio às necessidades de desenvolvimento locais. Tínhamos desde mães que se organizavam para criar creches, trabalhos com a terceira idade, até artesanato e esportes.”, afirma Helen Pedroso, Gerente do projeto em 2001.

A respeito da formação dos projetos beneficiados, pondera: “Eram lideranças com forte expressão e que vieram para o CIEDS através de um trabalho de grande mobilização. Não foi um anúncio no jornal que trouxe as pessoas, foi a articulação do próprio CIEDS”.