• Compartilhar

Foi dada a largada para os Fóruns Comunitários em Suzano e Mogi

Notícia
30 junho 2012
Foi dada a largada para os Fóruns Comunitários em Suzano e Mogi

Assegurar os direitos das mulheres é o principal objetivo do projeto Mulher Atuação, que é uma iniciativa da Kimberly-Clark em parceria com o CIEDS, e por isso ações que visam a melhoria da qualidade de vida das moradoras da região são o foco das atividades realizadas. No início de 2012 os Grupos de Atuação realizaram a Consulta Participativa a fim de levantar informações sobre os direitos das mulheres nas regiões em que atuam. Ao todo, foram realizadas 1253 entrevistas, sendo 548 de Mogi das Cruzes e 705 de Suzano.

Após a realização da Consulta Participativa e da compilação dos dados coletados, cada Grupo de Atuação começou a organizar o seu Fórum Comunitário Local, que é uma das etapas do projeto na busca de ações eficazes para cada região, em prol da garantia dos direitos das mulheres. O primeiro Fóruns aconteceu no bairro de Jundiapeba, no dia 23 de junho, em Mogi das Cruzes. O encontro foi organizado pelo Grupo de Atuação local e teve o apoio da equipe técnica do CIEDS. A abertura foi feita pela banda Sinfônica Mário Portes e o fechamento ficou por conta de Carlos Neher. O Fórum serviu como base para discussões sobre os resultados da Consulta Participativa no bairro e foi um espaço de participação democrático, não existente no local até então, que conquistou a participação de várias pessoas que ainda não faziam parte do grupo.

O resultado do evento foi o fortalecimento do Grupo de Atuação, que se tornou mais consistente e coeso na busca de parcerias e na transformação da realidade do bairro buscando o desenvolvimento local. Ainda, os participantes do Fórum decidiram continuar os debates em outro encontro, que acontecerá no dia 13 de julho.

O passo seguinte é a elaboração de um Plano de Ação visando a melhoria da qualidade de vida e a garantia dos direitos das mulheres do bairro de forma concreta. Os Fóruns Comunitários Locais que dão sequência a essa etapa do projeto são os eventos dos bairros Jardim Aeroporo e César de Souza.