• Compartilhar

Exportando empreendedores

Notícia
5 dezembro 2016
Exportando empreendedores

Dado o sucesso de sua participação no Young Leaders of the Americas Initiative – YLAI, quatro jovens brasileiros foram selecionados para encontrar o Presidente Barack Obama, no World Bank Forum, que aconteceu mês passado, no Peru.

Patrocinado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, o programa buscou, desde o início do ano, por 250 jovens empreendedores da América Latina e do Caribe para se capacitar profissionalmente nos Estados Unidos durante os meses de outubro e novembro. 

Os participantes aprovados, além de aprenderem sobre liderança, empreendedorismo e inovação, tiveram a oportunidade de ingressar no YLAI Network, um espaço digital onde eles podem se conectar, compartilhar suas experiências e desenvolver projetos de mudança em suas comunidades.

Dos quatro brasileiros selecionados, dois fazem parte de programas executados pelo CIEDS, Stephanie de Oliveira, do Shell Iniciativa Jovem, e Thiago Lopes, do Shell Iniciativa Empreendedora. Ambos os jovens são desenvolvedores de empreendimentos, Stephanie, de uma plataforma digital de hospedagem para universitários no Brasil - Host a Future - e Thiago, de um curso de inglês - American Insight.

"Tenho sido extremamente apaixonante estar aqui no YLAI, já não sou mais o mesmo positivamente", disse Thiago Lopes sobre a sua experiência. "Melhorei minhas habilidades no que diz respeito à liderança, modelo de negócio e aspectos técnicos, pois fiquei imerso também num curso de inglês aqui em San Diego por um mês. Acabei fechando uma parceria com a escola que me acolheu para que eu possa exportar alunos para cá. Já até abri minha conta bancária aqui! Sem dúvida uma experiência inigualável”.

"Sempre que via esses programas internacionais pensava no quão maravilhoso eles seriam. Hoje estou em um deles e mal posso acreditar. Fazer parte desse grupo é um privilégio e uma honra. Estamos cercados de jovens empreendedores geniais de toda América Latina e Caribe, com quem aprendemos algo novo todos os dias. Seja sobre a cultura de seus países ou sobre o estilo de liderança e gestão de cada um. Tem sido uma experiência incrível, do ponto de vista de networking, aprendizagem e compartilhamento", disse Stephanie sobre o YLAI e animada para o World Bank Forum. "Poderei dar continuidade ao networking proporcionado pelo YLAI, conhecendo outros jovens inovadores e seus empreendimentos, mas agora em escala global. Tenho certeza de que será uma experiência transformadora, de muito aprendizado sobre inovação e educação, que certamente poderão me ajudar a levar o Host a Future mais longe".

Rodrigo Biajoni, idealizador do empreendimento Trust Me, também teve a oportunidade de participar do YLAI. A Trust Me é uma empresa selada pelo programa Shell Iniciativa Jovem, participando do ano de 2015.

O Shell Iniciativa Jovem e o Shell Iniciativa Empreendedora, executados pelo CIEDS, compõem o programa LiveWIRE Brasil, uma iniciativa mundial do Grupo Shell presente em 15 países e que já deu suporte a mais de nove milhões de negócios.