• Compartilhar

Expo Socioambiental reúne cerca de 50 projetos

Notícia
13 novembro 2013
Expo Socioambiental reúne cerca de 50 projetos

A Petrobras realizou, entre os dias 5 e 8 de novembro, a Expo Socioambiental Desenvolvimento Sustentável e Promoção de Direitos, onde reuniu cerca de 50 projetos de todas as regiões do Brasil, dentre eles o Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, executado pelo CIEDS.

Com entrada gratuita a “Expo Socioambiental” contou com palestras, exposições de produtos e apresentação de metodologias desenvolvidas por projetos sociais e ambientais, além de rodadas de negócios, dinâmicas e oficinas com foco na área de investimeto socioambiental.  O objetivo foi estimular a troca de experiências entre projetos de diferentes linhas de atuação.

Em sua 1ª edição, o Prêmio promove a estruturação de uma premiação de abrangência nacional para experiências pedagógicas de esporte educacional comprovadamente simples, inovadoras e exitosas, visando a identificação, sistematização e certificação de boas práticas capazes de contribuir com a resolução de questões sociais. Serão premiadas em  três categorias (escolas, entidades sociais e universidades), àquelas experiências consideradas de baixo custo e com potencial de reaplicação. Poderão concorrer professores de escolas públicas, professores e graduandos de universidades públicas e privadas e profissionais do terceiro setor de todo território nacional.

Fábio Eon, especialista no setor de Ciências Humanas e Sociais da Unesco,  foi convidado pelo CIEDS para ministrar uma palestra sobre o tema Tecnologia Social para o Esporte, durante a Expo Socioambiental. Segundo Eon, é preciso universalizar o acesso à prática esportiva.

“A ONU vem trabalhando o direito do esporte como direito humano. Isto está presente na Constituição Federal e também no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). A gente sabe que nem todas as escolas dispõem de equipamentos públicos, mas isso não deve ser visto como um impedimento à prática do esporte ou de atividades de lazer passadas pelos professores”, comentou Eon.

Sobre o Prêmio Petrobras, Eon falou da importância do projeto como um estímulo para o desenvolvimento do trabalho dos professores e o fato de eventos de grande porte como Copa do Mundo e Olimpíadas estarem sendo considerados além de espetáculos.

“A gente está tendo a oportunidade de vivenciar um momento único do país, o Brasil, e principalmente o Rio de Janeiro, vai sediar Olimpíadas e Copa do Mundo, e muito se discute o que ficará como legado. O Prêmio veio em boa hora, pois vai dar a chance para a sociedade civil brasileira mostrar o que o país tem de bom e o que pode ser replicado. Acho que vai ser uma iniciativa única na hora de dar o mérito para instituições que estão fazendo um ótimo trabalho no Brasil , mas que às vezes estão invisíveis”, disse Eon.

Goal Ball

Durante a Expo Socioambiental, Gabriel Mayr, coordenador da ONG Urece Esporte e Cultura, parceira do CIEDS, realizou uma oficina de Goal Ball, ensinando as regras da modalidade paralímpica. Esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, criado exclusivamente para cegos.

Mayr falou sobre a dificuldade que o Brasil tem em sistematizar metodologias e práticas de trabalho com o esporte educacional. Além disso, elogiou a iniciativa do Prêmio Petrobras.

“O Prêmio busca reconhecer tecnologias sociais e habilidades em muitos lugares que já as fazem, mas não reconhecem o que fazem. A proposta é diferente, pois valoriza a possibilidade da troca. No Brasil há uma necessidade deste reconhecimento, pois a gente não tem a cultura de sistematizar metodologias e práticas”, destacou Mayr.

Para os interessados em registrar sua experiência e concorrer ao Premio acesse o site: http://premioesporte.petrobras.com.br/.