• Compartilhar

Estudantes da Fundação Vanzolini mobilizam-se pelo projeto Jovens Mediadores de Leitura

Notícia
7 agosto 2012
Estudantes da Fundação Vanzolini mobilizam-se pelo projeto Jovens Mediadores de Leitura

A Fundação Vanzolini com seus alunos participa pela segunda vez da campanha de arrecadação de livros do projeto Jovens Mediadores de Leitura.  No último sábado (4.8), um grupo de seis estudantes entregou, com orgulho, mais de 1.800 exemplares coletados durante quatro meses de trabalho. Caio Victor Albuquerque, Carolina Lorenzini, Diana Garcia, Fernanda Devechi, Vera Guimarães e Wagner Silvestre – do curso de Especialização em Gestão de Projetos (CEGP) – dedicaram-se, desde maio de 2012, a colocar em prática tudo o que aprenderam ao longo das aulas e como trabalho final da disciplina de Simulação de Projetos, escolheram o Jovens Mediadores de Leitura para aplicarem as técnicas e os conceitos de gestão.

Às instituições participantes a boa notícia será um novo acervo de livros, que permitirá a continuidade das mediações por um bom tempo.

Com previsão de término em dezembro deste ano, o projeto Jovens Mediadores de Leitura é desenvolvido pelo CIEDS em quatro associações na zona norte de São Paulo e a partir de 2010, também se tornou Ponto de Cultura do Estado de São Paulo.

Além de incentivar o hábito da leitura e da pesquisa, o projeto aproxima crianças e adolescentes das organizações sociais de seus bairros. Eles, aos poucos, vão levando o gosto pela leitura aos públicos dessas organizações.

Para Wagner Silvestre, integrante do grupo, foi gratificante conciliar o que aprendeu no curso com a prática. “Conseguimos ultrapassar a meta. Primeiro, a dividimos por semana. No início, estava difícil, mas depois tivemos que parar de receber livros”, ressalta.

Já Fernanda Devechi, outra integrante do grupo, conta que “pedir livro em vez de dinheiro foi uma das coisas mais legais e que as pessoas estão dispostas a ajudar”.

Envolveram-se na campanha realizada pelos alunos: escolas, editoras, amigos e os moradores dos prédios onde eles moram. Ainda fizeram plano de comunicação e acionaram as redes sociais. O resultado superou as expectativas. Na entrega, foram seis carros cheios de caixas de livros e de muitos sorrisos de cada integrante, demonstrando a felicidade por ter cumprido a meta do projeto e mais por participar de uma ação que estimula a leitura.

O grupo listou todos os aprendizados que tiveram e uma das coisas que todos concordam é com a importância do planejamento. “O que deu mais trabalho foi gerenciar o projeto com os instrumentais do curso, porém a arrecadação em si foi um sucesso. Aprendemos a importância do planejamento, o momento de parar, o momento de mobilizar, onde guardar, como transportar e muito mais”, relata Fernanda.

Nós agradecemos o empenho do grupo. As crianças e os adolescentes, com certeza, terão muito história para contar.

Obrigado pessoal pelo carinho e parabéns à Fundação Vanzolini que abriu essa oportunidade ao CIEDS e a tantas outras organizações sociais.