Estácio recebe 4ª edição do Dia da Cidadania

06/09/2013

“Dia da Cidadania-Atitude Comunitária” oferece serviços gratuitos aos moradores do Complexo do São Carlos.

Na semana do “Voluntariado”, os moradores das comunidades do entorno da Cidade Nova, no Rio de Janeiro, receberam no sábado, 31, na Praça do Metrô do Estácio, um dia de atividades gratuitas e de cidadania para todas as idades. Organizado pelo Lideranças Comunitárias SulAmerica, projeto financiado pela SulAmerica Seguro Previdência e Investimento e executado pelo CIEDS, o “Dia da Cidadania-Atitude Comunitária”, reuniu mais de 90 voluntários.

De acordo com a maior parte dos moradores, a região é carente de serviços e atividades de lazer. Por esta razão, “Atitude Comunitária” disponibilizou gratuitamente ao público: exames médicos, emissão da segunda via de documentos, cadastramento de currículo, dicas de profissão e conscientização para preservação ambiental, recreação infantil, oficinas, entre outras atividades.

Fabiana Silva, moradora do Estácio, afirmou que quando soube do evento se interessou em tirar a segunda via da identidade e cadastrar o currículo no banco de oportunidades, pois no momento encontra-se desempregada. “Essa ação é ótima, pois esclarece a população sobre doenças, área jurídica e oferece serviços gratuitos, que são precários na comunidade”, disse.

Além de orientações odontológica, nutricional e de prevenção ao câncer de mama, o público também assistiu a apresentações de grupos de hip hop vindos de outras comunidades e que tranformaram o palco, montado na praça, em uma verdadeira batalha de passos de dança. As apresentações de capoeira e judô feitas por grupos de crianças moradoras de bairros vizinhos também arrancaram aplausos de quem passava pelo local.

“O fato do evento deste ano ter sido organizado especialmente pelos líderes comunitários trouxe um público maior e mais atividades de interesse dos moradores, pois os líderes conhecem os serviços que a comunidade necessita e que são precários na região”, disse Adriana Boscov, superintendente de sustentabilidade empresarial da SulAmerica Seguros Previdência e Investimento.

Em seu segundo ano no projeto Lideranças Comunitárias, o líder comunitário Rafael Ramos falou sobre a capacitação do CIEDS na abertura de novas possibilidades para o Complexo do São Carlos.

“A capacitação do CIEDS está proporcionando maior visibilidade sobre o 3º setor, criando novas oportunidades para a comunidade. A ideia é trazer os serviços básicos que a comunidade não tem acesso e aproximar esses serviços da população”, destacou Rafael.

Mais de 3 mil pessoas desfrutaram dos serviços oferecidos pelos voluntários do evento “Atitude Comunitária”. Em sua 4ª edição, a ação, que também é realizada em São Paulo, visa aproximar os moradores de diferentes comunidades, promovendo a troca de experiência entre os líderes comunitários.

Autor: Ana Paula Santana