Esporte para o desenvolvimento humano

19/08/2016

96% dos participantes do curso afirmaram que se sentem capazes de colocar em prática o que foi aprendido.

Se no Rio 2016 os holofotes estão voltados aos atletas de alto rendimento, em Osasco (SP) tem muita gente trabalhando o esporte com outra perspectiva: a da mudança social.

Para ajudar a disseminar o poder de transformação social pelo esporte, o CIEDS desenvolveu o curso Esporte Para o Desenvolvimento Humano. Ao longo de cinco dias, 91 estudantes e profissionais, de diversas áreas, puderam conhecer metodologias educacionais e iniciativas inovadoras.

Aproximadamente 250 pessoas participaram do evento de encerramento, que foi aberto à comunidade e proporcionou um momento de integração e práticas esportivas e educacionais.

E medalha de ouro para o CIEDS! 96% dos participantes afirmaram que se sentem capazes de colocar em prática o que foi aprendido durante o curso. Que o esporte seja cada vez mais utilizado como agente de transformação.

Juliana Soares, Project Manager do PNUD Brasil, conta que o Edital Mais Esporte Brasil recebeu diversas propostas de projetos e que a do CIEDS se destacou pelas características de poder de impacto e qualidade.

William Boudakian, representante da Rede Esporte Pela Mudança Social, destacou a diversidade de profissionais que participaram do encontro, como alunos e como palestrantes. “Tivemos aqui, além de educadores físicos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e psicólogos. As pessoas estão manifestando encantamento e saindo motivadas para utilizar o esporte para promoção da transformação. O CIEDS, com sua experiência em articulação, vem trabalhando esse curso de maneira muito atenta”.

A estudante de terapia ocupacional, Natani Rodrigues, não esperava encontrar profissionais de tantas áreas pensando junto o desenvolvimento humano. “Estou apaixonada porque todas as palestras integram profissionais que pensam o ser humano e seu desenvolvimento de maneira integral”, declara.

O curso Esporte Para o Desenvolvimento Humano foi executado pelo CIEDS e desenvolvido no âmbito do Edital Mais Esporte Brasil, iniciativa da REMS em parceria com o PNUD Brasil.

Guia do Disseminador

O CIEDS reuniu na publicação Guia do Disseminador, instrumentos, metodologias e ferramentas práticas para apoiar o desenvolvimento de projetos sociais a partir do esporte. Baixe aqui!

Autor: Rafael Biazão