• Compartilhar

Esporte educacional pelo Brasil

Notícia
15 setembro 2014
Esporte educacional pelo Brasil

O Prêmio Petrobras de Esporte Educacional, que, desde setembro de 2013, mapeou, certificou e premiou projetos pedagógicos de esporte educacional de diferentes regiões do Brasil, encontra-se agora na fase de disseminação das experiências vencedoras. Neste sentido, desde julho deste ano, estão sendo realizadas Oficinas de Disseminação nos Centros Petrobras de Referência Esportiva. 

Voltadas para os professores da rede pública de ensino envolvidos com esporte educacional e educadores dos próprios Centros, as oficinas tem o objetivo de multiplicar e difundir as experiências pedagógicas premiadas, inspirando pessoas e organizações a desenvolverem práticas semelhantes. 

Conduzidas pelo consultor  Rogério Marins  juntamente com a equipe do CIEDS, a metodologia aplicada nas oficinas trabalha os conceitos referentes a esporte educacional e tecnologia social mesclado às vivências vencedoras, aumentando as chances de reaplicação das práticas. 

“Colocamos os professores para se exercitarem de fato: agachar no chão, jogar handball sentados em cadeiras, dançar (...) Houve muito envolvimento dos participantes e, em análise posterior, um dos itens mais bem avaliados pelos mesmos foi a metodologia utilizada.”, afirma Gizele  Avena, coordenadora do Prêmio.

No esporte educacional o foco não está na formação de atletas, nem na competição, mas o desenvolvimento integral de crianças e jovens. Por isso, não trabalha só a parte física e motora, mas também ajuda a desenvolver valores como o respeito às individualidades, a interação das diferenças e a valorização da cultura local, entre outros.

“Uma de nossas grandes preocupações foi preservar as características originais de cada experiência premiada e ressaltar a possibilidade e, em certos casos, a necessidade de adaptações para cada realidade, buscando sempre inspirar os participantes que já atuam nesta área.”, completa Gizele.

As oficinas já aconteceram no Rio de Janeiro, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Manaus, com público aproximado de 35 pessoas em cada Centro.  O próximo estado contemplado será a Bahia.

O próximo passo do Prêmio Petrobras de Esporte Educacional será a realização do Seminário de lançamento da publicação “Experiências que Inspiram”, com artigos acadêmicos sobre esporte educacional e a sistematização das 10 experiências vencedoras.