• Compartilhar

Escola CIEDS São Paulo – Mãos À Obra

Notícia
10 dezembro 2003
Escola CIEDS São Paulo – Mãos À Obra

Festeiros como sempre, os alunos de Barueri ofereceram um almoço para a comissão examinadora. O momento de confraternização ajudou a disfarçar a apreensão e ansiedade dos alunos, mas nem todos conseguiram relaxar. “Nem almocei, eu estava super nervosa, entrando em pânico, mas depois deu tudo certo”, conta a aluna Valéria da Silva Leandro. Valéria se mostra satisfeita com a trajetória da Escola CIEDS até o momento - “Foi diferente, ninguém tinha feito semelhante, começou com uma idéia e depois foi ganhando forma.”

Na Zona Norte o sentimento dos alunos que permaneceram não é diferente. Apesar de apenas um projeto ter sido apresentado ele foi bem avaliado pela banca examinadora. Bruno Girão de Oliveira, um dos alunos, fez questão de ressaltar o papel dos facilitadores que fizeram parte da Escola. “A seqüência de professores foi super importante: a Vivi alimentou a vontade, a Priscila passou as técnicas e o Carlos aparou as arestas, eles estão de parabéns”. Ele também creditou o sucesso do projeto à “química perfeita” entre os membros do grupo. “Nós três [os alunos Aline, Vítor e o próprio Bruno] nos identificamos pela arte, cada um com sua habilidade. Na hora de montar o projeto eu jogava as idéias, a Aline organizava e o Vítor arrematava”, ressalta.

Outro momento de aprendizado ocorre quando dois alunos de cada turma são convidados para fazerem parte da banca examinadora da turma oposta. Joice Albanez Nillin é aluna em Barueri e participou da banca examinadora da turma da Zona Norte. “Foi legal, diferente, foi bom ficar no lugar de quem está examinando”. Joice ainda aproveitou para parabenizar o projeto apresentado. “Se saíram bem, gostei do projeto, dei notas altas para eles. É o que eu gostaria de participar, sou um pouco suspeita para falar”, completa a jovem que já se prontificou em participar também do projeto na Zona Norte. Projetos

Ao todo quatro projetos foram aprovados. São eles: Projeto PAA - Potência Artística Ambiental O projeto pretende criar no Horto Florestal de São Paulo um núcleo de estudos sobre meio ambiente. O Núcleo vai discutir meio ambiente através da iniciação artística (teatro, música e dança). O alvo do projeto são adolescentes de 14 a 18 anos, que irão montar uma esquete cultural, com cenas curtas, para apresentações no Horto. CSA - Cooperativa de Sustentabilidade Ambiental O projeto será desenvolvido junto aos catadores de lixo do bairro Parque Imperial, afim de que eles se organizem para produção de peças artesanais desenvolvidas a partir de materiais reciclados.

O projeto também pretende se estender às escolas do bairro, conscientizando os estudantes para a importância da reciclagem e sustentabilidade ambiental. O Projeto Movimperial O Movimento de Mulheres do Bairro Parque Imperial, em parceria com a CSA, vai produzir sabão a partir do óleo utilizado na comunidade. Vai também criar uma horta orgânica com insumos retirados do lixo orgânico recolhido pela cooperativa. No processo, o projeto procurar conscientizar as mulheres sobre seus direitos e oportunidades. Projeto Culiart Por meio de oficinas nutricionais nas escolas do bairro, o Culiart vai estimular a utilização total dos alimentos, orientando as crianças para uma boa alimentação. Este trabalho é vinculado aos pais para que, conscientizados, possam oferecer uma alimentação saudável e sem custos altos.