• Compartilhar

Escola Cieds Minas Gerais

Notícia
10 dezembro 2003
Escola Cieds Minas Gerais

A ESCOLA CIEDS oferece cursos para moradores de comunidades de baixa renda na perspectiva de construir, conjuntamente, planos para a geração de negócios econômicos e sociais. Os alunos são lideranças comunitárias, jovens e pessoas que pretendem desenvolver projetos locais. A metodologia aplicada na ESCOLA CIEDS é fruto de dez anos de trabalho junto a grupos comunitários.

Um trabalho que já gerou mais de 150 empreendimentos comunitários, em vários municípios brasileiros. Dentre os assuntos abordados em sala, pelos professores, destaca-se, sobretudo, a elaboração do projeto, consolidação, acompanhamento e por fim sua implementação na comunidade. Em Belo Horizonte, ao fechamento do 2º módulo, dia 20 de agosto, foram apresentadas as idéias iniciais dos alunos para começar o 3º módulo, no qual irão aprender a gestão dos projetos elaborados.

O que mais surpreendeu a coordenação da ESCOLA foram as propostas maduras e bem estruturadas apresentadas pelos jovens da região, que optaram por envolver pessoas da comunidade , principalmente as que se encontram desempregadas ou em busca de uma realização profissional. Entre as idéias estão uma "Fábrica de Sabão Artesanal", utilizando óleo de cozinha que iria parar no lixo, o que agrega valores de responsabilidade ambiental ao projeto de geração de renda, uma "Confecção", uma "Biblioteca Pública" dentro da Vila e uma "Empresa de Organização de Eventos" que pretende levar diversão consciente aos moradores, principalmente aos jovens.