• Compartilhar

Empreendendo para a prosperidade

Notícia
25 setembro 2015
Empreendendo para a prosperidade

Em setembro, São Paulo recebeu o maior evento sobre as principais tendências globais de sustentabilidade da América Latina, a Conferência Ethos 360º.

Pela contribuição na formação de empreendedores com foco na sustentabilidade de seus negócios, o CIEDS foi convidado para compor a plenária sobre o fomento ao empreendedorismo no Brasil, oferecida pela Shell.

Abrindo espaço para a discussão do empreendedorismo para a prosperidade, Vandré Brilhante, diretor-presidente do CIEDS, defendeu que seis novos indicadores devem ser levados em consideração: riqueza, felicidade, bem-estar, educação, colaboração e inovação.

Como exemplo, ele destacou o Shell Iniciativa Jovem e o Shell Iniciativa Empreendedora, programas da Shell executados pelo CIEDS. Neles, os empreendedores formados se desenvolvem conscientes do seu papel na sociedade, como agentes de mudanças, e no mercado, com soluções criativas e através de redes.

A mesa contou também com a contribuição de André Spínola, Gerente da Unidade Nacional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O SEBRAE é uma entidade privada que, há mais de 40 anos, atua no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia. André apresentou o panorama do empreendedorismo no Brasil através dos tempos, além do cenário nacional atual.

O terceiro vértice desta plenária ficou por conta de João Paulo Pacífico, Sócio-fundador do Grupo Gaia. O Gaia é um conjunto de empresas que atua nos setores financeiro, imobiliário, educacional, ambiental, esportivo e de qualidade de vida. João falou do empreendedorismo sob a ótica do empreendedor por natureza.

Segundo João, a plenária trouxe à tona uma alternativa para potencializar iniciativas que promovam a sustentabilidade: “Foi muito falado em como difundir o empreendedorismo de impacto e como através de ações em rede podemos proliferar esses conceitos pelo país, algo que acreditamos muito e vamos tentar fortalecer nos próximos meses [no Grupo Gaia]”.

A Conferência Ethos 360º, que ocorreu entre os dia 22 e 23, apresentou novas experiências, novas ideias e conexões, preparando os participantes para a inovação em suas empresas e os desafiando a reverem suas visões sobre negócios.

Promovida pelo Instituto Ethos desde 1999, a Conferência é um ambiente que promove redes de relacionamentos profissionais e conhecimento para líderes, gestores e empreendedores de negócios inovadores e sustentáveis.