• Compartilhar

Empoderamento econômico para todas as mulheres

Notícia
5 março 2018
Empoderamento econômico para todas as mulheres

O Mulheres do Sul Global é um negócio de empoderamento econômico de mulheres com formação e talento em costura, inseridas em contextos de refúgio e vulnerabilidade social, por meio da promoção do empreendedorismo, capacitação de habilidades, criação e venda de peças de costura comprometidos com os novos paradigmas de se fazer e consumir sustentáveis.

Em 1977 a ONU reconheceu oficialmente o dia 8 de março como Dia Internacional da Mulher depois de lutas por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

1. O que significa ser mulher para você?

Ser mulher pra mim hoje é poder ser uma batalhadora de direitos. Eu nunca tinha pensado profundamente sobre a responsabilidade da minha condição de gênero até estar num país onde as mulheres são um ser a parte, desprovidos do respeito mínimo de existir nessa vida. Transformei essa percepção num projeto, que virou não só um negócio, mas uma bandeira por empoderamento econômico, que consequentemente empodera o direito tão fundamental por respeito.

2. Quais as maiores dificuldades para as mulheres no mercado de trabalho atualmente?

Entendo que há uma disputa muito mais que legítima por acesso a equidade salarial, por direitos que sejam modelados à realidade de mulheres mães, e por representatividade em todas as dimensões de gênero e cor. A sensação que vejo como grande dificuldade é que toda luta legítima por direitos desdobram em muitos debates não sadios, na contramão daquilo que precisa ser ouvido como uma urgência do milênio.

3. Se você pudesse dar um conselho para a Emanuela criança, o que diria?

Para a Manu criança eu daria um forte abraço e agradeceria infinitamente por ter sido uma criança que não só sonhava como era fiel aos seus sonhos. Meu conselho seria: não deixe ninguém dizer como e com o que você deve sonhar. Confie sempre na sua intuição, ela é a nossa melhor bússola.

4. Qual a importância do Dia Internacional da Mulher?

O Dia da Mulher é o dia de celebrar as pequenas batalhas nossas de cada dia, de celebrar que o feminino é um tesouro delicado que merece muita perseverança, muita união e todo o vigor que pudermos doar.