• Compartilhar

Educação socioambiental mostra reciclagem também como forma de geração de renda

Notícia
10 agosto 2012
Educação socioambiental mostra reciclagem também como forma de geração de renda

Reduzir, Reutilizar e Reciclar: três R´s que muito se fala, mas dificilmente se coloca em prática. O desafio do terceiro módulo do curso de capacitação do Proind, projeto da Petrobras executado pelo CIEDS, foi apresentar os três R´s e outras questões ligadas à teoria e à prática do cuidado com o meio ambiente.

 Desde classificação dos lixos, coleta seletiva, aterro sanitário, compostagem, incineração, até a produção de objetos a partir de materiais reclicáveis, o módulo “ O Meu, O Seu, O Nosso Lixo”, promovido em parceria com a Recicloteca – Ecomarapendi – Estudos Educação Socioambiental, teve o objetivo de apresentar aos participantes do Proind os benefícios de cuidar de maneira consciente do consumo e do lixo que é produzido.

 Para os participantes, as aulas – que aconteceram do dia 17 de junho a 6 de agosto – foram muito enriquecedoras e trouxeram um novo olhar sobre o cuidado com o lixo.“ Foi bom para nos ajudar a ter uma noção maior sobre os nossos atos perante a natureza e a nos conscientizar para Reduzir,Reutilizar e Reciclar” disse Jairo Dutra, um dos participantes do Proind.

O projeto tem o objetivo de capacitar e inserir jovens com deficiência no ambiente de trabalho, oferecendo aos participantes colocações em empresas terceirizadas da Petrobras e promovendo capacitações, para que acrescentem conteúdos teóricos ao cotidiano prático.

Para Maria Cristina Augusto, da equipe do Proind, as aulas foram importantes não só para discutir a relação das ações individuais com a saúde do meio ambiente, como para mostrar mais uma possibilidade de trabalho. “O curso foi excelente porque trabalhou não só com conscientização sobre o lixo, como também a reciclagem como um meio para a geração de renda. Os jovens podem mostrar para seus familiares, fazer a reciclagem em casa e vender.”

Ao final de cada módulo, a equipe do projeto promove uma aula externa com o objetivo de ampliar os repertórios dos participantes e possibilitar a circulação pela cidade onde vivem. A visita do dia 07 de agosto, que fechou o módulo de Educação Ambiental, foi ao Planetário da Gávea, onde puderam aprender e discutir mais sobre o universo.