• Compartilhar

Ecoa é destaque em Congresso de Meio Ambiente

Notícia
29 maio 2012
Ecoa é destaque em Congresso de Meio Ambiente

Lançado em setembro de 2011, em Poços de Caldas, e hoje desenvolvido em 10 localidades onde a Alcoa atua no país, o Programa ECOA (Educação Comunitária Ambiental) foi um dos temas do segundo dia do IX Congresso Nacional de Meio Ambiente em um Case, realizado em Poços de Caldas (MG), de 23 a 25 de maio. Elisabeth Cristina Alvarenga, Coordenadora Executiva do Cieds, Daniel de Renzo Barretti, Gestor do Programa, e Rogério Ribas, gerente de RH da Unidade da Alcoa em Poços de Caldas, apresentaram um histórico do Ecoa, seus objetivos e resultados alcançados até o momento. Também foi montado um estande na área de exposição do Congresso para divulgação do Programa e promoção de atividades lúdicas para crianças de três escolas da cidade.

Além do Case no espaço do Congresso, o programa ECOA teve participação durante os três dias de evento com um estande de divulgação e explanação de suas atividades, bem como a promoção de atividades lúdicas com crianças de três escolas do município.

Para o coordenador, Daniel De Renzo Barretti, "A participação do Programa ECOA no IX Congresso Nacional de Meio Ambiente se configura como uma oportunidade de divulgação das ações, mas muito mais do que isso, um importante espaço de multiplicação das metodologias e práticas aplicadas, bem como a possibilidade da troca de informação e conhecimento com acadêmicos e profissionais das áreas social e ambiental".

 

O Ecoa em Poços de Caldas

O Programa Ecoa é uma iniciativa da Alcoa em parceria com o CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – e tem como objetivo fomentar a participação da comunidade na construção de sociedades sustentáveis. O programa conta com um Núcleo de Sustentabilidade implantado em todas as localidades onde o Programa é realizado e segue diversas linhas de ação, entre elas: sensibilização para a temática ambiental, mobilização comunitária, cursos e oficinas, elaboração de um plano de ação comunitário e eventos.

Em Poços de Caldas, onde foi implantado o primeiro Núcleo em setembro do ano passado, os resultados já podem ser contabilizados. “Nestes oito meses de atuação, formamos um grupo de agentes ambientais que está assumindo um papel de proponente e multiplicador de práticas socioambientais; criamos uma rede de apoiadores locais muito significativa, formada por representantes da iniciativa privada e do poder público e temos desenvolvido diversas atividades lúdicas junto à comunidade, além de projetos e ações em parcerias com escolas, instituições e empresas”, ressalta Barretti.