• Compartilhar

ECCA SÉ resgata tradições populares em festa do folclore

Notícia
16 setembro 2011
ECCA SÉ resgata tradições populares em festa do folclore

Toda a última quarta-feira do mês é dia de evento especial no ECCA – Espaço de Convivência da Criança e Adolescente em Situação de Rua. No mês de agosto foi comemorado o Folclore Brasileiro, portanto as atividades esportivas e artísticas foram adaptadas ao tema para serem desenvolvidas no dia 31 de agosto.

“Devido às tradições folclóricas terem grandes vínculos com a natureza e sua preservação, discutimos bastante com os adolescentes sobre ecologia e o universo estético orgânico. Para acompanhar a temática servimos um lanche especial que incluiu frutas e sanduíches, nada de industrializado”, explicou Gabriel Vasconcellos, Educador Social Ecca Sé.

“Como atividade física, a bola foi substituída pela peteca e nas artes trabalhamos com as lendas dos seres folclóricos em um teatro de bonecos e também nas artes visuais”, complementou o educador.

Veja outros depoimentos sobre o evento!

“A festa do ECCA surgiu da idéia principal de resgatar a cidadania dos adolescentes e trazer a diversidade da cultura do folclore brasileiro”. Priscila Medeiros - Educadora ECCA Sé.

“Resgatando as estórias e tradições populares, a festa do folclore reuniu os jovens para ouvir e contar histórias. Sacis na Sé, Fadas no Tietê e Curupiras espalhados e protegendo a natureza.” Silvio Mendes, Educador do ECCA Sé.

"Da concreta selva cinza. Aos abstratos seres coloridos. A calçada, a mata. A cultura de um povo. À lembrança da professora nos tempos idos de escola: Lá ela explicava o Saci. Quando ainda nem havia. O que eu já vivi”. Luanda Francine – Educadora ECCA Sé.