• Compartilhar

Dinâmicas impulsionam empreendedorismo em jovens

Notícia
16 abril 2013
Dinâmicas impulsionam empreendedorismo em jovens

Os psicólogos Tom Azevedo e Maria Fernanda Motta, realizaram na terça feira, 09, diferentes dinâmicas de grupo no auditório do IUPERJ, no Centro do Rio, para avaliar comportamento empreendedor, criatividade, rapidez, habilidade e noções de empreendedorismo de cada participante do Iniciativa Jovem, programa da Shell executado pelo CIEDS. 

Escolher jovens que tenham um perfil empreendedor e que usem a inovação e a sustentabilidade para desenvolver ideias que beneficiem empresas ou pessoas físicas são alguns critérios de pré-seleção implementados pelo laboratório de ideias (etapa do programa, onde os jovens são selecionados para participar de dois encontros compostos por dinâmicas e simulações). 

Divididos em grupos, os jovens participaram de dinâmicas que reforçaram as situações que um empreendedor irá experimentar em seu dia-a-dia. Além disso, os participantes expuseram suas prioridades referentes ao planejamento dos negócios que almejam desenvolver e trocaram ideias e experiências entre eles.

De acordo com o psicólogo Tom Azevedo, as dinâmicas do Programa Shell Iniciativa Jovem são importantes para auxiliar na identificação de jovens que tenham iniciativas e práticas empeendedoras.

“O projeto acredita na proposta, dá auxílio e oportunidades para os jovens desenvolverem seu próprio negócio, visando inserí-los no mercado empreendedor, por meio de um investimento social”, ressaltou Tom.

Thiago Leal, de 26 anos, tem como ideia de negócio fornecer para o mercado tecnológico um serviço de implementação e administração de lojas virtuais. Ele destacou que essa é a primeira vez que participa do programa e no momento está fazendo cursos voltados para a área de desenvolvimento de sistemas para a internet.

“O objetivo do programa é nos auxiliar no desenvolvimento das nossas ideias, até chegarmos a um produto final que seja aceito pelo mercado”, destacou Thiago.

Ao término da dinâmica os jovens gravaram vídeos, onde tiveram que apresentar qual o maior desafio que eles identificam para colocar as suas ideias em prática.  O programa é dividido em cinco etapas de seleção, que conta com a participação de jovens de 20 a 34 anos que desejam abrir seu próprio negócio.