• Compartilhar

“Dia do Desafio” visa promoção do bem estar social

Notícia
3 abril 2013
“Dia do Desafio” visa promoção do bem estar social

Estimular a prática de atividades físicas como um hábito diário, visando ao bem-estar da população e melhor qualidade de vida são iniciativas do “Dia do Desafio”, campanha mundial apoiada pelo SESC, que conta com a parceria do CIEDS para disseminar a ação e fortalecer a prática do exercício físico no Rio de Janeiro.

O “Dia do Desafio” foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela TAFISA (The Association For International Sport for All), entidade de promoção do esporte, sediada na Alemanha. A campanha acontece anualmente na última quarta feira do mês de maio, que esse ano será no dia 29.

O “Desafio” funciona como um movimento conjunto e envolve o poder público, por meio das prefeituras, que se mobilizam para propagar as ações da campanha dentro de instituições privadas e do terceiro setor, unidades escolares e comunidades, sensibilizando pessoas de qualquer idade a separar pelo menos 15 minutos do dia para a prática de exercícios físicos.

Nesse dia, cidades do mesmo porte estabelecem uma competição para mobilizar a maior percentagem de pessoas, em relação ao número oficial de habitantes. A competição se torna um estímulo à participação e à conscientização sobre  esporte e bem-estar. Além do corpo, os participantes exercitam a integração social, criatividade, liderança e espírito comunitário, praticando um estilo de vida mais saudável na cidade e no país.

De acordo com Felipe Carvalho, coordenador de projetos estratégicos da área de esporte e lazer do SESC, a parceria com o CIEDS é importante para dinamizar as ações do “Dia do Desafio”.

“O CIEDS, junto ao SESC, cria uma rede entre as secretarias para difundir as iniciativas da campanha, fazendo com que as pessoas se apropriem da ideia e por vontade própria passem a criar hábitos em se exercitar, buscando uma melhor qualidade de vida”, ressaltou Felipe.

O “Dia do Desafio” é mais uma nova ação em que SESC e CIEDS estão juntos. As duas instituições desenvolvem o Saber Comunitário, projeto que oferece cursos gratuitos nas áreas de cidadania, desenvolvimento comunitário, meio ambiente e gestão de saúde, e o Diálogos Sociais, encontro mensal que tem como objetivo debater temáticas voltadas para a responsabilidade social e terceiro setor.

Para saber mais sobre o dia do Desafio acesse: www.diadodesafio.com.br.