• Compartilhar

Desfile cívico reúne escolas da 6ª CRE

Notícia
9 abril 2013
Desfile cívico reúne escolas da 6ª CRE

 A Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Prefeitura do Rio de Janeiro promoveram na sexta feira, dia 6, no bairro de Anchieta, o desfile cívico “Torcida Olímpica”, em prol dos Jogos Olímpicos que acontecerão na cidade em 2016. O evento contou com a participação do prefeito Eduardo Paes, da secretária municipal de educação Cláudia Costin, estudantes, funcionários de unidades escolares, representantes da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e gestores do projeto Bairro Educador Pavuna, Irajá e Costa Barros.

O samba “Os grandes deuses do Olimpo visitam o Rio de Janeiro”, composto especialmente para o desfile por Arlindo Cruz, Rogê e Arlindo Neto, conta a história dos Jogos Olímpicos que surgiram na Grécia e envolvem atletas de todos os continentes, abordando também a temática da mitologia grega. O desfile teve como objetivo sensibilizar a população de como é importante não só para o Rio, como para o Brasil, sediar um evento mundial com a tamanha importância das olimpíadas e mostrar para os estudantes um pouco da cultura grega.

De acordo com o professor Luiz Orlando Teixeira da Escola Municipal Escultor Leão Veloso (unidade escolar integrante do BE Pavuna), será realizado com os estudantes de 7º, 8º e 9º ano um torneio escolar de basquete, em que os professores além de ensinarem as técnicas da modalidade esportiva também irão abordar a  questão da contribuição do esporte para a qualidade de vida.

“O desfile serve como uma forma de incentivo à prática de esportes. Através de cada modalidade esportiva procuramos trabalhar a integração entre os alunos, o respeito mútuo, conter a agressividade e fazer com que eles reconheçam o próprio corpo e seus limites”, ressaltou o professor Luiz Orlando.

O CIEP Dr. Adão Pereira Nunes, unidade escolar integrante do BE Irajá que também participou do desfile, vem trabalhando a cultura grega por meio da trilha educativa “Entre gregos e romanos”. A trilha aborda as influências da cultura grega nos campos da política, filosofia, artes, esportes, construções, etc.

Para o estudante do 4° ano do CIEP Anton Makarenko (unidade escolar integrante do BE Costa Barros), Maurício Claudiano Fonseca, o desfile contribuiu para uma maior integração entre as unidades escolares.

“Achei legal, porque conheci alunos de outras escolas. Quero aprender mais sobre a história das olimpíadas, pois gosto muito de esportes, principalmente futebol”, disse Maurício.