• Compartilhar

Desenvolvimento através da economia solidária

Notícia
23 outubro 2014
Desenvolvimento através da economia solidária

No dia 20 de outubro foi inaugurado o ponto solidário Antares/Palmares do projeto Rio Ecosol na unidade da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) em Antares, Santa Cruz, onde as atividades de formação, assistência técnica e ateliê são ministradas. A festa também marcou a comemoração do encerramento das primeiras turmas locais e contou com a presença de representantes do CIEDS e de seus parceiros no projeto: a própria FIA e a Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário (SEDES).

O evento contou com declarações dos responsáveis pelo Rio Ecosol, apresentação de jazz com  artista local e com exposição de artesanatos produzidos pelos alunos. 

Sobre a importância de sediar o ponto solidário de Antares/Palmares, Maria José Almeida, diretora da unidade local da FIA, ressalta: “Nosso foco é fundamentalmente a família. As mulheres que participam do projeto são mães dos nossos alunos. Isto gera uma motivação para as crianças e os adolescentes que veem suas mães envolvidas em um processo de formação e produção.”

Completando, Giselma de Souza, representante da presidência da FIA, coloca: “A mulher não pode só ficar no trabalho doméstico. Tirá-las deste mundo e resgatar a capacidade de fazer coisas novas é fundamental. Com certeza este resgate levantará a autoestima de toda a família.”

Já Katia Perobelli, subsecretária da SEDES, revela o fundamento do projeto: “Nossa missão é levar pontos solidários para os territórios e incluí-los na rede de economia solidária, fazendo com que os participantes atuem nas políticas públicas nas quais a SEDES está envolvida.”

Ivanes Santana Filho, aluno representante das turmas, conclui apontando a necessidade de se ter um projeto de economia solidária: “Moro em Antares há 40 anos. Aqui é considerado área de risco e nós percebemos que as pessoas passam por aqui com medo. O projeto traz a dignidade para a população e encurta o caminho para a interação e o resgate ao respeito e à solidariedade.” 

O Rio Ecosol, projeto executado pelo CIEDS, busca fomentar e apoiar o desenvolvimento da economia solidária como alternativa econômica e de inclusão social nas comunidades cariocas da Maré e Coroa, além de Santa Cruz.