• Compartilhar

De São Gonçalo para a Copa do Mundo

Notícia
23 outubro 2013
De São Gonçalo para a Copa do Mundo

Que o Brasil é o país do futebol, ninguém tem dúvida. E foi com esta convicção, que o projeto Craque do Amanhã entrou em campo ao conquistar o título do programa FIFA Football for Hope, tornando-se projeto oficial da federação internacional de futebol. Além disso, o projeto foi escolhido para participar do Festival Football for Hope (FFH) 2014, a ser realizado entre os dias 3 e 10 de julho de 2014 na cidade do Rio.

Braço social da Copa do Mundo, Football For Hope apoia programas em todo o mundo, que combinam futebol com desenvolvimento social. A partir de um mapeamento feito pela FIFA em todo o mundo, o CIEDS foi uma das organizações inscritas, representado pelo projeto Craque do Amanhã, para concorrer ao edital do programa. A avaliação contou com inúmeras candidaturas provenientes de todos os continentes e o Craque do Amanhã  teve sua proposta selecionada, fazendo parte da programação oficial de responsabilidade social da Copa do Mundo de 2014.

O “Festival 2014”, o qual o Craque do Amanhã também participará, é um evento que celebra o poder do futebol e do seu impacto positivo sob o desenvolvimento social. O evento, que está em sua 3ª edição, contará com a participação de 32 organizações sociais de todo o mundo. O objetivo é incentivar a troca de ideias e o diálogo dentro do gramado com a promoção de um torneio de caráter fair play, utilizando o diálogo no lugar do apito, onde serão compartilhadas as boas práticas e conhecimentos, para celebrar a diversidade cultural.

“A participação do Craque do Amanhã neste evento estimula as crianças e os jovens do projeto a conquistarem seus sonhos e enxergarem até onde podem chegar, trabalhando com eles a questão da construção dos valores, através do esporte”, disse Sérgio Pereira, gerente do projeto Craque do Amanhã.

A Copa do Mundo não será apenas o palco para os grandes craques do futebol mundial mostarem suas habilidades, mas também um espaço para equipes de instituições sociais, assim como o CIEDS, trocarem experiências e trabalharem juntos os cinco eixos temáticos exigidos pelo  Football for Hope: educação, promoção da saúde, construção da paz, integração social e liderança jovem.

As equipes que disputarão o torneio serão formadas por três meninas e três meninos “Capitães de Responsa”, acompanhados pelos coordenadores do projeto. 

Trabalhando na perspectiva da educação, o Craque do Amanhã, é um projeto de cunho sócioesportivo realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer  e financiado pela Ampla e AMBEV. Por meio da lei de incentivo ao esporte do governo federal o projeto atende a 200 crianças e adolescentes moradores do bairro do Arsenal, em São Gonçalo, promovendo ações que buscam a melhoria da qualidade de vida desses jovens e suas famílias.

O Football For Hope, além de oferecer  financiamento e doação de equipamentos, também promove ações de treinamento, capacitação e intercâmbio de conhecimento em assuntos como monitoramento, avaliação, desenvolvimento de currículo e comunicação.