• Compartilhar

Cultura em perspectiva: a urgência de programas de formação a jovens

Notícia
24 maio 2022
Cultura em perspectiva: a urgência de programas de formação a jovens

O Aprendiz Cultural, programa piloto da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, executado pelo CIEDS, cujo objetivo é proporcionar uma experiência ampliada de formação na área da cultura, visando a geração de renda e a criação de um ambiente com mais oportunidades, contou com a inscrição de mais de 2.800 jovens de todas as regiões do município e de cidades vizinhas.  

Tal procura pelo programa não só demarca a emergência de projetos culturais e sociais dessa natureza espalhados pelos territórios do estado, como também a quantidade considerável de jovens com trajetórias, idades e vontades diferentes, em se mobilizar a fim de apreender formas de inserção no amplo campo da cultura do Rio de Janeiro. A insurgência das juventudes com afinidades nas áreas de arte e cultura, e junto a isso, a vontade de se aperfeiçoar nesse campo e desenvolver ações em seus territórios, não tem como ser ignorada pelos olhares interessados às questões socioculturais, sobretudo neste momento de retomada das atividades com a redução de casos da Covid-19 e também na constante busca coletiva por uma sociedade mais democrática.  

O Aprendiz Cultural, ao longo desse primeiro ciclo de atuação com os 100 bolsistas (cada jovem recebe um auxílio de R$ 800,00 + VT), mobilizou as juventudes em diferentes equipamentos culturais da cidade do RJ, em um processo de formação em áreas como sonorização, iluminação, figurino, gestão de produção, comunicação, cenografia, dentre outras, ampliando a perspectiva cultural de jovens de diversas áreas da cidade. Não só a mobilização, como também a participação e integração das juventudes nesses espaços – e em mais outra dezena até o final do programa –, aquece as engrenagens da cultura produzida na periferia e de suas juventudes territorialmente situadas, fortalecendo assim a esperança por um futuro melhor. 

A possibilidade de construir novos horizontes a partir do projeto Aprendiz Cultural é um desejo comum entre os bolsistas. Jovens sonhadoras e sonhadores, com vontade de mudança real de suas perspectivas. Mulheres e homens em sua maioria negres, insurgentes de gêneros e sexualidades, agentes transformadores, por excelência, das mudanças que estão aí e que virão. Essas juventudes transformadoras e indutoras de novos caminhos e rumos diferentes para a sociedade são percebidas por nós do CIEDS com grande potencialidade para as mudanças tão necessárias que buscamos pelo bem comum. Por isso, programas como o Aprendiz Cultural, o Criatividades, a Escola Livre de Artes da Maloca, o Jovem Monitor Cultural, o Centro de Referência para as Juventude, dentre outros projetos desenvolvidos pelo CIEDS em diversos territórios do Brasil tornam-se cada vez mais urgentes e necessários. 

Com o olhar endereçado às mais de 2.500 inscrições não contempladas nesta primeira edição do programa, o CIEDS vislumbra propostas engrandecedoras para a formação, atuação e vida das juventudes do Rio de Janeiro. Soma-se a esse desejo uma equipe de profissionais qualificades, prontas e prontos para mobilizações que dizem respeito a esta demanda de milhares de pessoas. Seguimos comprometidas e comprometidos com a missão de formar redes para prosperidade.