• Compartilhar

Cuidando de muitos destinos

Notícia
15 dezembro 2015
Cuidando de muitos destinos

O projeto Cuido do Meu Destino realizou, na última sexta-feira, 11 de dezembro, intervenção cultural na praça em frente ao aeroporto Santos Dumont. Fechando as atividades do projeto, a intervenção contou com apresentações artísticas e oficina de grafite.

Com o objetivo de sensibilizar estudantes para a importância da valorização do patrimônio cultural material e imaterial brasileiro, jovens moradores das comunidades do Fallet e Morro dos Prazeres passaram quatro dias conhecendo melhor a história da Lapa, Santa Tereza e Castelo, bairros do Centro do Rio.

Para a conclusão do projeto, os participantes, todos matriculados na rede municipal de ensino, mostraram o que estudaram em forma de dança, teatro, grafite, capoeira e circo. As apresentações contribuíram também para o reconhecimento das manifestações culturais e das favelas.

“O que mais gostei foi a história de Santa Tereza. Depois de estudar, criamos coletivamente uma apresentação que mistura dança e teatro mostrando um pouco do que aprendemos.”, conta Alan Silva Nogueira, de 15 anos. 

A mudança no olhar sobre Centro do Rio foi o que mais marcou Jorge Luís Ferreira Teixeira, de 18 anos. “Agora eu tenho um olhar diferente sobre a história do Rio. Com certeza eu vou levar para a minha vida o que aprendi no projeto.”

O Cuido do Meu Destino recebeu também a participação de voluntários que, além de ajudarem na intervenção, realizaram palestra no dia anterior para os jovens. 

Segundo Rhayanne, Agente de Aeroporto da TAM, o mais emocionante foi a conversa. “Falei um pouco sobre o mercado de trabalho. Eu, que sempre estudei em escola pública e não sabia nem inglês, consegui vencer na vida. Mostrei para os jovens que o primeiro passo para o sucesso é sonhar.”

O projeto, que existe em outros países desde 2009, é o primeiro realizado de forma integrada na TAM dentro da área de responsabilidade social. Para a versão carioca, ele contou com adaptações e um toque de brasilidade. 

“O CIEDS é um parceiro muito importante. Realizador, empreendedor, criativo e entendeu rapidamente o conceito. Assim, realizamos uma construção conjunta e conseguimos trazer brasilidade para o projeto. O sucesso foi acima do previsto. Recebemos 200 jovens, 100 a mais do que o esperado.”, comemora Cristine Naum, gerente de Sustentabilidade da TAM. 

O Cuido do Meu Destino, que faz parte das comemorações dos 450 anos da Cidade Maravilhosa, promoveu a valorização do patrimônio material e imaterial, turismo cultural e sustentável a partir do resgate da história do Centro do Rio de Janeiro. 

O projeto foi patrocinado pelo Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e TAM Linhas Aéreas, tendo como produtor o CIEDS.