• Compartilhar

CRPD reúne atletlas de Irajá e Santa Cruz na Lagoa

Notícia
20 dezembro 2013
CRPD reúne atletlas de Irajá e Santa Cruz na Lagoa

Para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 03 de dezembro, a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPD),  o CRPD (Centro de Referência da Pessoa com Deficiência) e CIEDS reuniram os 67 atletas dos núcleos de esporte e cultura dos  6 Centros de Referência  para participar no Parque da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas, dois jogos adaptados de basquete em cadeira de rodas e futebol.

Medalhistas do Time Rio Paralímpico estiveram presentes no evento passando mensagens de incentivo, além de contarem as experiências do dia a dia de um atleta com deficiência, que muitas vezes precisa superar limites e preconceitos.

Pais e responsáveis puderam assistir aos jogos de basquete em cadeira de rodas e futebol, e além disso, andar de pedalinho pela Lagoa. “Essa foi a primeira vez que andei de pedalinho com meu filho. Nunca havíamos vindo aqui, devido à dificuldade de mobilidade. O CRPD tem um atendimento e uma infraestrutura  ótimos”, disse a dona de casa Patricia Alves de Souza, mãe de Jorge Alves da Silva, de 12 anos, que participou do campeonato de basquete em cadeira de rodas.  Patricia ainda disse que o filho sonha em jogar como Michael Jordan, astro da NBA, time de basquete norte-americano.

De acordo com Alexandre Bastos, gerente do CRPD, através desta ação muitos usuários e seus familiares tiveram a oportunidade de conhecer um dos cartões postais do Rio, a Lagoa Rodrigo de Freitas, mostrando que não é tão difícil a questão da acessibilidade na cidade.

“É importante tirar as pessoas do lugar onde moram e levá-las para conhecer um outro lugar. A maioria deles não conhecia esse ponto turístico da cidade onde moram. É preciso mostrar a eles que existe acessibilidade, que eles podem ir a esses lugares , basta  querer”, afirmou Alexandre.