• Compartilhar

Crianças e adolescentes vão à Câmara de SP para entregar propostas sobre o Plano de Educação

Notícia
16 junho 2012
Crianças e adolescentes vão à Câmara de SP para entregar propostas sobre o Plano de Educação

Uma comissão de 26 crianças e adolescentes será recebida na próxima quarta-feira, dia 6 de junho na Câmara Municipal de São Paulo, em audiência sobre o Plano de Educação da Cidade de São Paulo. Durante sessão conjunta entre as comissões de Educação e dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude, elas entregarão para os vereadores e vereadoras um documento, em texto e vídeo, com propostas para o Plano de Educação. As propostas foram elaboradas por cem crianças que participaram de um encontro, realizado em novembro de 2011, no Centro Cultural São Paulo. O encontro foi precedido de atividades educativas realizadas em dez escolas.

Melhoria da merenda, aulas mais interessantes, menos estudantes por turma, mais parquinhos, praças, passeios e brincadeiras, mais bichos de estimação; mais segurança, fim da discriminação, o direito de participar de um grêmio estudantil; mais atenção e carinho por parte do professorado, mais cuidados com o lixo, com o meio ambiente e com o Planeta, são algumas das reivindicações das crianças apresentadas por meio de cartas, desenhos e músicas. “Em uma cidade como São Paulo, as crianças destacaram com muita intensidade a “fome” de lazer e de acesso a espaços públicos que permitam novas descobertas e a interação com outras crianças, com segurança. As vozes e a participação das crianças e adolescentes são muito importantes para a formulação e avaliação das políticas educacionais”, afirma Denise Carreira, coordenadora do programa Diversidade, Raça e Participação da Ação Educativa.  

A iniciativa integra projeto iniciado com apoio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) em 2011, com contrapartida do Instituto C&A, que teve como um dos seus objetivos envolver crianças e adolescentes da cidade no debate sobre a construção do Plano de Educação de São Paulo. O processo busca concretizar o previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente: a garantia da participação efetiva de crianças e adolescentes na discussão e planejamento das políticas públicas destinadas a eles. Conta com parcerias com Unicef, CIEDS, Viração. Instituto Paulo Montenegro (IPM) e Instituto C&A.

Fonte: acaoeducativa.org