• Compartilhar

Craque do Amanhã proporciona curso sobre alimentação

Notícia
1 novembro 2012
Craque do Amanhã proporciona curso sobre alimentação

O projeto Craque do Amanhã, executado pelo CIEDS, realizou nesta quinta feira, 29, no Espaço Show e Gol, no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, a primeira aula do curso de educação alimentar promovido pelo Programa Sesi Cozinha Brasil, a convite da Ampla, uma das instituições financiadoras do projeto. O curso oferece para a comunidade local dicas de alimentação saudável, a baixo custo e ensina como higienizar os alimentos e os utensílios utilizados na cozinha.

A equipe do Craque do Amanhã, através de exames de avaliação nutricional, detectou que mais de 32% dos jovens que participam do projeto apresentam algum tipo de distúrbio alimentar, com Índice de Massa Corpórea (IMC) fora dos padrões recomendados para o peso de cada um deles, e por isso decidiu realizar este curso, voltado principalmente para os responsáveis pelos alunos.

A nutricionista do Sesi Cozinha Brasil, Natalia Barreto, explicou para que serve cada nutriente presente nas cascas das frutas e legumes e no talo das verduras e ensinou métodos para evitar o predomínio e a proliferação de bactérias nos utensílios de cozinha, como por exemplo, nas tábuas de carne, vasilhas, esponjas, etc.

O curso também contou com a presença do jogador de futebol, Ibson, padrinho do projeto Craque do Amanhã. Ibson, com o auxílio de Natalia, mostrou os dotes culinários e fez um bolo de casca de frutas e um suco de casca de abacaxi, com chuchu e limão. Para o jogador essa foi mais uma oportunidade de integrar os familiares dos alunos e a comunidade local ao projeto.

“O apoio e incentivo da família é de suma importância para desenvolvimento social destes jovens. A alimentação saudável também é importante não só para a prática de esporte, mas para manter uma boa saúde”, disse o jogador.

Para a dona de casa Ana Cláudia Carnot, o curso a ensinou que não é preciso gastar muito, para ter uma alimentação saudável.

“Hoje aprimorei meus conhecimentos com relação aos nutrientes presentes nos alimentos e aprendi que posso reaproveitar muita coisa que antes jogava fora, como por exemplo, a semente da abóbora. Pretendo voltar amanhã para aprender mais ainda”, afirmou Ana Cláudia.

O curso do Sesi Cozinha Brasil tem um total de dez horas e no final os participantes recebem um certificado de conclusão e um livro que contém receitas nutritivas e econômicas para uma alimentação saudável.

O Projeto Craque do Amanhã é um projeto sócio esportivo, patrocinado pela Ampla, Endesa e Oi, através da lei de incentivo ao esporte, que atende a 200 jovens do município de São Gonçalo.