• Compartilhar

Contação de histórias: Um caminho para formar novos leitores

Notícia
19 outubro 2012
Contação de histórias: Um caminho para formar novos leitores

Na última quinta feira, 18 de outubro, os estudantes da Escola Municipal Frei Leopoldo, localizada no bairro de Cavalcanti, zona norte do Rio de Janeiro, assistiram e participaram do espetáculo de contação de histórias, promovido pelo ator e professor João Batista Henrique, parceiro do projeto Bairro Educador. A contação é feita de forma lúdica, e o ator ao contar as histórias transmite mensagens de incentivo ao hábito da leitura e ressalta a importância de valorizar sentimentos como amizade e afeto entre os estudantes e seus familiares.

O ator contou a fábula do pássaro Azulão, e ressaltou que esta é uma espécie de ave que está em extinção no Brasil. A narrativa destacou a importância da troca de afeto e carinho entre pais e filhos. Em seguida, João contou de forma lúdica como surgiu o Grêmio Recreativo Escola de Samba Gato de Bonsucesso. A aventura, que teve a atuação de três estudantes, contou a história de dois meninos que ao jogarem futebol quebraram o vidro da vizinha, D. Maria. Enfurecida, a dona de casa rasgou a bola dos meninos, e para se vingar eles caçaram o gato de estimação dela. No final, ao ouvirem D. Maria gritar: “Mataram meu gato, mataram meu gato...", eles decidiram compôr um samba em homenagem a este episódio, e a partir daí criaram o “Bloco Mataram Meu Gato”, que deu origem a escola de samba, que teve início na década de 60 e existe até hoje.

Cantigas de roda e representação de personagens por parte dos estudantes foram ações desenvolvidas durante a atividade que teve como objetivo trazer elementos de resgate da identidade cultural brasileira. A estudante do 2º ano, Mariana Oliveira, elogiou a atividade e comentou que gostaria que João voltasse à escola outras vezes.

“Achei muito legal, pois aprendi histórias que eu nunca tinha escutado antes. Vou pedir pra minha mãe comprar mais livros para eu ler”, afirmou a estudante.

De acordo com João Batista, contador de história há cinco anos, a parceria com o BE está sendo proveitosa e ressaltou que muitos estudantes sentem falta deste tipo de atividade que amplia o conhecimento de forma mais interativa.

“O Bairro Educador é um instrumento de articulação que potencializa a proximidade da escola com os equipamentos culturais de cada bairro, é uma parceria muito bem vinda. As crianças precisam sair da rotina das salas de aula e conhecer novas formas de aprendizado”, disse João.