• Compartilhar

Construção de territórios educativos ganha reforço

Notícia
13 abril 2018
Construção de territórios educativos ganha reforço

O programa Redes de Territórios Educativos, uma iniciativa da Fundação Itaú Social com execução do CIEDS, acaba de ganhar mais presença. Além dos municípios de Várzea Grande (MT) e São Luís (MA), onde o programa ocorre há 3 anos, Aquiraz (CE) e Cuiabá (MT) também serão contemplados. O programa tem como foco o fortalecimento de redes e parcerias que promovam a educação e o desenvolvimento integral da criança, adolescente e jovem.

O ano começou bem com a equipe de articuladoras locais selecionadas para a apresentação do programa articulando as primeiras parceiras nos novos municípios, como com as Secretarias de Educação e Organizações da Sociedade Civil. 

Hoje, a equipe trabalha na preparação do I Encontro de Territórios Educativos, atividade que oficializa a chegada do programa nos territórios e para o qual são convidadas organizações sociais locais com o objetivo de apresentar o trabalho a ser realizado e engajá-los para participação. O encontro ocorrerá no dia 16 de abril em Aquiraz e no dia 17 de maio em Cuiabá e tem sua organização feita em parceria com Comissão Local composta por organizações sociais do território e agentes do poder público.

Uma prática que é responsável por nortear todo o trabalho que será feito é o Diagnóstico de Perfil. Trata-se de um formulário que é distribuído a partir desse primeiro encontro para as organizações sociais e permite compreender seu perfil, seu público e área de atuação.

A partir dos resultados do Diagnóstico será possível detectar as demandas de cada localidade e com isso desenhar as ações e formações a serem implantadas, bem como os caminhos a serem seguidos com o programa, que tem no desenvolvimento integral seu principal norte. 

Por meio de suas ações de promoção de parcerias, pesquisa do território e oficinas, mais de 200 instituições entre escolas, universidades, Organizações da Sociedade Civil, Unidades de Assistência Social e empresas já foram diretamente beneficiadas em São Luís e Várzea Grande. Só no ano passado, mais de 50 mil crianças, adolescentes e jovens foram impactados positivamente por essas organizações. 

O ano também foi marcado pelo lançamento do edital Fundo de Fomento Redes de Territórios Educativos, que permitiu o apoio de ações, programas ou projetos de parceria que contribuam para o desenvolvimento integral das crianças, adolescentes e jovens nesses municípios.  

Saiba mais sobre o programa em: cieds.org.br/projetos/atuais