• Compartilhar

Cinderela moderna

Notícia
12 setembro 2016
Cinderela moderna

Para muitas mulheres, estudar, trabalhar e garantir sua independência são objetivos comuns. Para Ana Lúcia Franco, de 42 anos, isto era um sonho. Criada no subúrbio do Rio, casou cedo a procura da independência, que acabou não encontrando.

Porém, com a ajuda do FAIS (Fundo de Apoio a Iniciativas Socioeconômicas), projeto desenvolvido pelo CIEDS entre 2001 e 2003, Lúcia pode dar seus primeiros passos em direção à liberdade. Após realizar um curso de empreendedorismo, começou a fazer artesanato e em 2010 já tinha seu próprio grupo produtivo, o Fuxicarte.

Em 2012, foi eleita a melhor microempreendedora do ano, no Prêmio Internacional de Micro Finanças, do grupo francês Planet Finance. Seu prêmio foi digno de conto de fadas: duas temporadas em Paris, com direito a passagem pelo tapete vermelho do Festival de Cinema de Cannes. 

De volta da experiência, Ana Lúcia não tira seus pés do chão. Ela acredita que tudo isso foi uma prova de onde o trabalho pode levar as pessoas.

Atualmente, ela ajuda outras mulheres a escreverem suas próprias histórias, através de palestras pelo Brasil. Nelas, ela questiona onde elas desejam chegar com seus trabalhos. Seu novo sonho é poder ajudar outras Lúcias.