• Compartilhar

CIEDS recebe título de consultor especial da ONU

Notícia
21 agosto 2013
CIEDS recebe título de consultor especial da ONU

Em 15 anos de trajetória, articulando parcerias estratégicas na construção de redes para a prosperidade, o CIEDS conquista mais um importante título. A instituição foi nomeada este ano como um dos Consultores Especiais do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas – ECOSOC/ONU, que permite que as instituições do 3º setor se envolvam nas atividades do Conselho e cooperem com as Nações Unidas, participando ativamente de seus programas, fundos e agências, reuniões e conferências.

O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas é o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU que atua em diferentes questões. Dentre elas: igualdade de direitos, equidade social, direitos humanos e desenvolvimento sustentável. Esses temas fazem parte da visão e rotina de trabalho do CIEDS e dos projetos que a instituição executa.

De acordo com o artigo 71º da Carta das Nações Unidas, “o Conselho Econômico e Social poderá entrar em entendimentos para consultar organizações não-governamentais que se ocupem de assuntos no âmbito da sua própria competência”. O status conquistado pelo CIEDS é concedido a ONGs “com especial competência e especificamente interessadas em algumas áreas de atividade cobertas pelo ECOSOC”.

A afiliação de ONGs ao ECOSOC existe há mais de 60 anos. Segundo dados da ONU, hoje 3.052 instituições sem fins lucrativos de todo o mundo trabalham em conjunto com as Nações Unidas. Para Vandré Brilhante, presidente do CIEDS, fazer parte do Conselho Econômico e Social da ONU fortalece a rede de parcerias estratégicas, contribuindo para a missão da instituição.

“Para o CIEDS, receber o status de Consultor Especial do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas - ECOSOC representa ter nossos esforços de 15 anos reconhecidos, além de ser mais uma prova de nosso compromisso, transparência e qualidade”, destacou Vandré.

O status consultivo pode ser estabelecido com organizações voluntárias, não-governamentais e sem fins lucrativos internacionais, regionais, sub-regionais e nacionais. Diversas organizações da sociedade civil tomam, desde então, uma parte ativa nos trabalhos da ONU e não desempenham apenas o papel de observadoras.