• Compartilhar

CIEDS promove encontro sobre Educação com José Pacheco, da Escola da Ponte

Notícia
13 junho 2012
CIEDS promove encontro sobre Educação com José Pacheco, da Escola da Ponte

Segunda-feira, dia 11 de junho, a equipe do Bairro Educador participou do encontro sobre Educação Integral com o professor José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte, experiência de educação que se baseia em três grandes pilares: liberdade, responsabilidade e solidariedade. Esses valores aproximam o projeto de José Pacheco das ideias defendidas pelo Bairro Educador e fizeram do encontro muito enriquecedor, pelas opiniões, conhecimento e experiência.

Apesar de serem dois projetos muito diferentes, o objetivo de tornar os alunos cada vez mais autônomos, de estimular o aprendizado através da cooperação e de aproximar ao máximo a comunidade  da escola estão presentes nos dois e garantem, junto com outros fatores, o sucesso das duas ações.

O encontro aconteceu na Universidade Gama Filho, no Centro do Rio de Janeiro, e reuniu o professor Pacheco à equipe do Bairro Educador, profissionais de educação do CIEDS e convidados em um bate-papo sobre os caminhos da educação, a escola no Brasil e no mundo e os diferentes modos de aprendizagem.

O Projeto Bairro Educador, da Secretaria Municipal da Educação, executado pelo CIEDS, atua em 206 escolas, dentro de 48 comunidades do Rio de Janeiro e promove a articulação de diferentes atores do bairro e da cidade, com foco no aumento da participação de indivíduos e instituições nos processos educativos dos estudantes, contribuindo, assim, para uma educação completa e integral, que estimule o conhecimento do jovem sobre o local onde vive, as pessoas com quem interage e, principalmente, sobre si mesmo.