• Compartilhar

CIEDS promove curso de design e estamparia com o artista plástico Cocco Barçante

Notícia
24 janeiro 2012
CIEDS promove curso de design e estamparia com o artista plástico Cocco Barçante

O artista plástico Cocco Barçante (http://www.coccobarcante.com.br), engajado em ações de Economia Criativa e Solidária, oferece curso de Design & Estamparia para os artesãos que comercializam seus produtos no Quiosque Solidário de Copacabana. Há 30 anos o artista desenvolve arte em têxtil e desde 2003 empreende o projeto Sentimentos do Rio, registrando a beleza, cultura e diversidade carioca através de criações artesanais. Em janeiro, o artista plástico participou da 19ª Edição do Senac Rio Fashion Business – outono/inverno e realizou uma visita guiada pelos painéis expostos com artesãs dos Pontos Solidários de Manguinhos, Santa Marta e Cidade de Deus.

A iniciativa é uma parceria entre o CIEDS, a SEDES (Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário) e artista plástico Cocco Barçante, possibilitando dar continuidade às atividades iniciadas pelo projeto Núcleo Estadual de Assistência Técnica a Empreendimentos Solidários do Estado do Rio de Janeiro (NEATES/RJ), executado pelo CIEDS. O objetivo é trazer para os artesãos uma técnica inovadora e estimular a criação de produtos que promovam a identidade carioca.

Ao todo serão realizadas seis oficinas no próprio Quiosque, localizado no calçadão de Copacabana, em frente à rua Siqueira Campos, entre os dias 24 de janeiro e 06 de março de 2012. 

E você? Sabe o que é Economia Solidária?

Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem.

A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.

Fonte: http://www.mte.gov.br/ecosolidaria/ecosolidaria_oque.asp